terça-feira, 5 de novembro de 2013

Primeira vacina contra malária do mundo deve ser aprovada em 2015

Os resultados dos testes realizados com vacinas contra a malária trazem boas notícias para a população global que sofre com a doença. Sabe que a transmissão ocorre pela picada de mosquitos e infecta mais de 200 milhões de pessoas por ano, sendo que 660 mil morrem e a maioria delas são crianças.

O medicamento deve ser apresentado até o ano que vem e, se aprovado pela European Medicines Agency em 2015, a primeira vacina contra malária já desenvolvida no mundo poderá ser usada em 2016, explica David Kaslow, vice-presidente de desenvolvimento de produtos da PATH Malaria Vaccine Initiative, que apoia o desenvolvimento do medicamento pela GlaxoSmithKline (GSK).
Por enquanto, a novidade recebeu o nome de “RTS,S” e já foi testada em 15 mil crianças em 11 locais diferentes da África. Os experimentos foram realizados com bebês até 12 semanas e crianças até 17 meses. Além do uso da vacina, os participantes do teste seguiram com as precauções que evitam o contato com os mosquitos, como dormir protegido por telas, por exemplo.

Os primeiros resultados

Nos testes realizados até o momento, os pesquisadores responsáveis notaram que mesmo após 18 meses o medicamento continua apresentando um ótimo efeito no organismo das crianças até 17 meses.
Um ano depois do início dos testes, já foi possível constatar uma diminuição de 56% dos casos de malária entre as crianças e 31% menos ocorrências com os bebês. Enquanto isso, os números coletados um ano e meio após o início da administração das vacinas mostram uma baixa de 46% dos casos entre as crianças e 27% entre os bebês.
“Mesmo havendo uma diminuição da eficácia da vacina com o passar do tempo, o número bruto de crianças afetadas pela malária sugere que o número de casos da doença que a vacina poderá prevenir é impressionante”, declarou Andrew Witty, diretor executivo da GSK ao New Scientist.
Fonte: MegaCurioso

0 comentários:

Postar um comentário