terça-feira, 19 de novembro de 2013

Depilação: cuidados com a pele


Manter a pele lisa, macia, sem pelos e livre de manchas ou sinais de irritação é a vontade das mulheres ao se submeterem aos mais diversos tipos de métodos de depilação. Alguns cuidados com a pele antes e depois da depilação são necessários para garantir tanto o efeito duradouro da depilação e quanto a desejada textura ideal da pele.
depilacao cuidados com a pele Depilação: cuidados com a pele

As mulheres de pele morena e as grávidas têm maior capacidade de pigmentação, por isso devem tomar cuidados redobrados ao se depilarem para não agredir a pele e desenvolver as desagradáveis manchas.

Quem tem pelos que nascem enrolados ou hormônios masculinos em níveis elevados sofrem com o encravamento dos pelos. O fio de formato encaracolado às vezes não rompe a pele para sair e acaba por ficar sob o tecido. No caso do nível hormonal alterado, a consequente produção excessiva de sebo obstrui a saída do pelo.

Contar com o auxílio de um médico e investir em cuidados preventivos são as melhores iniciativas. Veja a seguir mais detalhes sobre a preparação da pele para a depilação e garanta uma pele lisinha e livre de pelos.

Como preparar-se para a depilação

Se você faz tratamentos na pele com ácido glicólico ou retinóico, é importante que uma semana antes de fazer a depilação, estes sejam suspensos, pois eles deixam a pele muito fina e sensível e podem causar queimaduras;

Três dias antes da depilação é necessário fazer uma esfoliação para retirar as células mortas e levantar os pelos para que não encravem. A esfoliação deve ser feita suavemente e de preferência com bucha vegetal;

Deixe a pele livre de cremes ou óleos um dia antes da depilação e não bronzeie-se, nem naturalmente, nem com auxílio de colorizadores artificiais;

Evite fazer depilação em pelos descoloridos, pois estes estão mais frágeis e suscetíveis à quebra, o que dificulta sua remoção;

Faça a depilação de preferência à noite, para dar à pele tempo suficiente para se recuperar e proteger-se de irritações por conta da natural remoção da camada superficial da pele e a consequente redução temporária das defesas do organismo;

Antes de fazer a depilação tome um banho morno para abrir os poros e facilitar a saída dos pelos;

Esteja com a pele limpa, livre de quaisquer produtos e com pelos em tamanho médio;

Verifique se o produto a ser utilizado na depilação é adequado para sua pele, se envolver algum agente químico, como os cremes depilatórios, é importante fazer um teste em um pequeno pedaço para verificar possíveis reações alérgicas;

Tenha cuidado, com métodos de depilação por tração, como as ceras depilatórias, em peles com varizes, verrugas, feridas abertas, inflamações e irritações;

Se a depilação for feita em um salão, observe se o profissional está devidamente equipado com máscara e luvas e se foram tomados cuidados de higiene.
Como cuidar da pele depois da depilação

A esteticista Regina Jordão recomenda que não haja exposição solar tampouco o uso de talcos, anti-inflamatórios, produtos que contenham álcool, perfumes ou cremes pesados logo depois da depilação.

Além de desnecessários, esses produtos agridem a pele e podem estimular o aparecimento de pelos encravados, manchas ou pequenos machucados no local aplicado. Roupas muito apertadas e tecidos sintéticos também não devem ser usados após o procedimento.


A pele deve ser higienizada com água e sabonete neutro. Em seguida dever ser aplicado um hidratante suave ou gel à base de calêndula ou camomila para amenizar irritações.

O uso de gel com azuleno é uma ótima opção preventiva contra os desagradáveis sinais que surgem na pele e têm aparência de espinhas, a foliculite.

Para eliminar possíveis manchas na pele causadas naturalmente pelo trauma da pele, é indicado o uso de cremes clareadores, à base de hidroquinona ou ácido kógico. Em casos mais graves pode ser recomendado o peeling, para a renovação da pele e eliminação dos sinais.

Se perceber que sua pele é muito sensível à depilação mesmo tomando todos os cuidados, procure um dermatologista para que este possa orientá-la sobre produtos especiais que possam ajudar na prevenção ou receitar os produtos para auxiliar no tratamento dos efeitos negativos que sua pele costuma sofrer com a depilação.

Fonte: Dicas de Mulher


0 comentários:

Postar um comentário