terça-feira, 12 de novembro de 2013

5 hábitos de vida altamente saudáveis


Uma vida saudável e com qualidade é o desejo de quase todas as pessoas do mundo. Com as atribulações do mundo moderno, fica cada vez mais complicado manter a saúde em dia e a mente completamente equilibrada. 


Problemas como o estresse, os distúrbios de ansiedade e a depressão representam ameaças tão tangíveis quanto as doenças de ordem “física” e devem ser igualmente tratados. Para manter o corpo e a mente sãos sem perder o pique e, acima de tudo, conciliando tudo isso com as tarefas do dia a dia, preparamos um guia com as regras básicas para se alcançar uma vida plenamente saudável.

5 habitos de vida altamente saudaveis 5 hábitos de vida altamente saudáveis1 – Alimentação

Não é novidade que tudo o que comemos tem influência sobre nossa saúde física e mental. Alimentar-se de maneira correta é fundamental para que possamos manter as funções do organismo em dia e, mais que isso, ter energia para cumprir nossas obrigações e atividades diárias. Ingerir muitas verduras, frutas e legumes, não exagerar nos doces e na gordura e fugir o quanto for possível de refrigerantes e álcool são diretrizes de uma boa alimentação, mas não são o suficiente.
Muitas vezes, a dieta à qual você se submete pode ser a verdadeira vilã para a sua saúde. A autocrítica, nesses casos, pode estar atrapalhando sua saúde mental e, por isso, é sempre bom ponderar se não se está pesando a mão nas dietas e na cobrança consigo mesma quanto a fatores como o peso e as gordurinhas a mais. Afinal, ser feliz também é saborear um brigadeiro de vez em quando.

2 – Atividade física

Tanto quanto a alimentação, a atividade física ajuda a manter os níveis de funcionamento do corpo em ordem. Já está mais que comprovado que praticar exercícios libera serotonina, o hormônio responsável pela sensação de bem-estar. Colocar o corpo em movimento colabora para que se tenha mais disposição ao longo do dia. Se você não gosta de malhar, busque atividades que unam o exercício ao lazer, como uma caminhada no parque ou uma aula de dança. O importante é se mexer.

3 – Sono regular

Dormir bem e durante tempo suficiente é outra das regras para quem pretende alcançar uma vida saudável. Quando descansamos de forma adequada, somos capazes de organizar melhor nossa rotina e realizar nossas atividades com mais energia. O local em que dormimos, o tipo do colchão, o clima, tudo influencia para que nossas noites de sono sejam verdadeiros laboratórios de restauração do corpo e da mente.

4 – Amigos, muitos amigos

Cercar-se de pessoas queridas, que pensam e agem de forma positiva, é o primeiro passo para ser mais feliz e, consequentemente, saudável. Poder contar com a companhia de quem te quer bem e tem ideias parecidas com as suas é regra de ouro para uma vida com qualidade. Essas pessoas estarão por perto quando você mais precisar delas, e também não se afastarão quando tudo estiver às mil maravilhas, te ajudando a superar os momentos de angústia e aproveitando com você as melhores partes da vida.

5 – Relaxar é preciso

Ao menos uma vez ao dia, não importa se são cinco minutos ou duas horas, dedique algum tempo à ociosidade total. Evite, nesses momentos, pensar sobre os problemas ou desafios que você precisa vencer, e foque a mente em sensações, lugares, pessoas e objetos agradáveis. Cuidar da cabeça é tão importante para ser saudável quanto cuidar do organismo.


0 comentários:

Postar um comentário