terça-feira, 1 de outubro de 2013

Unhas em gel podem aumentar o risco de câncer de pele


As unhas de gel são ótimas para quem acha que as suas são curtinhas demais, porque duram por mais tempo ou até para aquele evento especial. Entretanto, de acordo com uma nova pesquisa divulgada no Daily Mail, passar pelo processo de manicure em gel pode custar muito mais caro em se tratando de saúde.

Segundo um estudo feito pela Escola de Medicina da Universidade de Nova York, as luzes ultravioletas das lâmpadas que são usadas para o processo de secagem e fixação dos produtos podem causar danos à pele (das mãos e dos dedos) semelhantes aos das câmaras de bronzeamento, sendo que o câncer de pele é um deles.
Além disso, tirando o uso das luzes, a manicure em gel também pode deixar as unhas naturais muito finas e fracas, provocando ainda infecções. Para driblar os malefícios que esse processo de manicure em gel pode causar, os especialistas sugerem que as mulheres o façam apenas para ocasiões especiais e usem protetor solar nas mãos.

Para fazer as unhas em gel, são feitas três camadas de um tipo especial de produto e, para cada camada aplicada, as mãos devem ser expostas às luzes UV. O Dr. Chris Adigun, um dos líderes da pesquisa, disse que essas luzes danificam bastante as células epiteliais. "As mulheres que fazem frequentemente as unhas em gel devem considerar o risco de câncer de pele", disse ele.

Há a preocupação adicional de que as máquinas de luzes não são reguladas, sendo que os consumidores nem imaginam o quanto eles estão se expondo aos raios. Um estudo de 2009 já havia relatado que duas mulheres de meia idade desenvolveram tumores em suas mãos após a exposição às luzes UV para unhas, sendo que nenhuma tinha histórico familiar de câncer de pele e apenas tiveram exposição moderada à luz solar.

Além desse risco, há ainda outro efeito colateral das luzes para as unhas em gel, que é o envelhecimento precoce das peles das mãos. O pesquisador Dr. Chris Adigun diz ainda que essa manicure de longa duração causa enfraquecimento das unhas e pode esconder outros problemas, como uma infecção ou uma lesão, atrasando o diagnóstico.

Fonte: TodaEla

0 comentários:

Postar um comentário