quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Saiba que alimentos evitar quando estiver estressada


Em muitas situações, quando as pessoas estão estressadas, é comum descontar o nervosismo na alimentação ou nas bebidas de forma nada saudável, abusando de itens como doces com muito açúcar, frituras, energéticos e álcool. Porém, apesar dessas opções serem as mais desejadas pelo nosso organismo num momento estressante, são elas que também podem piorar, e muito, o quadro.

"Quando estão estressadas, as pessoas tendem a desejar alimentos que são ricos em açúcar, gordura e sal, porque eles aumentam diretamente os nossos níveis de cortisol (o hormônio do stress)", disse Heather Bauer, (fundadora do site Bestowed.com, que vende comidas saudáveis) ao Huffington Post.
Por isso, nos períodos estressantes, tente recorrer às opções saudáveis como frutas, chás de ervas, como camomila e erva-doce, saladas variadas, além de dar preferência aos itens com pouco açúcar e baixo teor de estimulantes. Por outro lado, evite ao máximo aquelas opções que podem aumentar o stress. O The Huffington Post listou quais são os itens que devemos deixar de lado nos momentos de ansiedade, confira abaixo:
  • Energéticos - Essas bebidas são ricas em cafeína e açúcar, que são ingredientes que agravam os sintomas do stress. Essa combinação pode ser uma bomba para o organismo, que tende a ficar sobrecarregado por precisar fazer um esforço extra com o uso contínuo dessas substâncias estimulantes.
  • Comidas apimentadas - Se o seu stress ataca diretamente seu estômago, as comidas apimentadas podem piorar ainda mais a situação. “O stress desacelera o metabolismo, fazendo com que a digestão fique mais lenta e difícil. Isso pode causar um refluxo ácido, pois o alimento fica mais tempo no estômago e as comidas picantes pioram o desconforto", disse Heather Bauer ao Huffington Post.
  • Doces e chocolates - Os doces podem até ser um “refúgio” na hora da ansiedade, porém o açúcar só aumenta os níveis de cortisol, o hormônio do stress. As altas taxas de açúcar no sangue e os picos de insulina podem ainda causar irritabilidade e até aumentar mais a fome.
  • Bebidas alcóolicas - A ilusão de que um ou mais drinks podem amenizar o seu nervosismo pode deixa-la ainda mais ansiosa, pois o álcool estimula a liberação de cortisol, de acordo com um estudo de 2008 publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism.
  • Cafeína - O café, o cappuccino, o mochaccino, todas essas bebidas são ricas em cafeína, que é um estimulante que também provoca a liberação de cortisol, aumentando os níveis de stress. Além disso, a substância em excesso pode causar taquicardia e insônia.
  • Alimentos processados - Alimentos com alto teor de sódio, gordura e aditivos artificiais — como salgadinhos de pacote, biscoitos recheados e bolinhos — podem aumentar os níveis de estresse por estimular a produção de cortisol.
  • Batata frita - Os altos níveis de gordura combinados ao carboidrato da batata frita pode até fornecer uma um rápido estoque de energia, mas só vai piorar a sua ansiedade mais tarde. Além do risco de hipertensão que este alimento pode causar, devido às altas taxas de sódio, o consumo também pode piorar quadros de gastrite e obesidade.
  • Chicletes e balas sem açúcar -Os itens adoçados artificialmente podem exacerbar problemas relacionados digestivos, que podem levar à irritabilidade e consequente aumento do stress.

    Fonte: TodaEla

0 comentários:

Postar um comentário