terça-feira, 1 de outubro de 2013

Canonizações de papas João Paulo 2º e João 23 serão em abril

O papa João Paulo 2º, o pontífice polonês que liderou a Igreja Católica por 27 anos, e o papa João 23, que convocou o Concílio Vaticano 2º, serão declarados santos em 27 de abril, anunciou o papa Francisco nesta segunda-feira (30).

AP
Mulher passa por cartaz na Cracóvia, na Polônia, país onde o Papa João Paulo 2º
O anúncio da data para as canonizações era esperado desde julho, quando Francisco reconheceu um segundo milagre atribuído a João Paulo 2º, abrindo caminho para a canonização mais rápida dos tempos modernos.
Ele também reconheceu a santidade de João 23, que reinou entre 1958 e 1963 e conduziu amplas reformas para modernizar a Igreja, embora apenas um milagre tenha sido creditado a ele desde sua morte.
Em julho, o porta-voz do Vaticano, o reverendo Federico Lombardi, confirmou que o milagre que tornou João Paulo 2º santo estava relacionado a uma mulher costa riquenha. O jornal católico espanhol La Razón a identificou como Floribeth Mora, e disse que ela havia sofrido um aneurisma cerebral, que foi inexplicavelmente curado em 1º de maio de 2011 - no dia da beatificação de João Paulo, quando 1,5 milhão de fiéis lotaram a praça São Pedro para honrar o pontífice.
Em uma série de reportagens no final do mês, o La Razón afirmou que Floribeth acordou com uma dor de cabeça muito forte em 8 de abril e foi para o hospital, onde seu estado de saúde piorou em um ponto que ela foi para a casa com um diagnóstico de um mês de vida. Sua família diz ter rezado para João Paulo 2º e o anerurisma desapareceu.
O La Razón citou seu médico, Alejandro Vargas, que disse: "Surpreendeu-me muito o aneurisma ter desaparecido. Não consigo explicar isso baseado na ciência."
O pontífice emérito Bento 16 colocou João Paulo 2º, que se tornou papa em 1978, em um acelerado processo para a santificação ao dispensar o tradicional período de cinco anos, permitindo sua beatificação semanas depois da sua morte em 2 de abril de 2005. Bento 16 respondeu aos pedidos de "Santo Subito!" ou "Santidade Imediatamente" feitos pelo público durante o funeral de João Paulo.
Mas restam preocupações de que o processo tenha sido rápido demais . Por isso, a decisão de canonizar João Paulo 2º com João 23 pode ser vista como uma tentativa de equilibrar essas preocupações, beatificando um papa ao lado de outro. Esse foi o caso em 2000, quando João Paulo beatificou João 23 (1958-1963), apelidado de "o bom papa", ao lado do papa Pio 9º.
Com Reuters

0 comentários:

Postar um comentário