Oasis foi uma banda de rock de Manchester, Inglaterra. O grupo começou em 1991 mas apenas surgiu no cenário mundial em 1994 como "marca" do tradicional rock britânico, que estava em baixa graças ao surgimento de outras correntes musicais, como o grunge norte-americano.
A banda estabeleceu-se como uma das mais aclamadas dos anos 1990, não apenas pela sua qualidade musical, como também pelo comportamento peculiar dos seus membros, como por exemplo os confrontos com os media e as brigas entre os dois irmãos Liam Gallagher e Noel Gallagher.
É uma das bandas mais influentes da geração anos 90 e uma das bandas britânicas mais bem sucedidas da história, tendo vendido mais que noventa milhões de discos desde 1994.
O primeiro álbum de Oasis, "Definitely Maybe", foi lançado em 1994 e é o terceiro álbum de estreia que mais rapidamente vendeu na história do Reino Unido, atrás do primeiro disco dos Arctic Monkeys, "Whatever People Say I Am, That's What I'm Not" (2006) e do disco da cantora pop/R&B Leona Lewis, "Spirit" (2007), que encabeça a lista.
No dia 28 de agosto de 2009, Noel Gallagher anunciou a sua saída da banda, fazendo com que o futuro da banda ficasse incerto. Pouco mais de um mês depois, no dia 8 de outubro, Liam anunciou, numa entrevista ao The Times, o fim da banda. No entanto, em entrevistas posteriores, afirmou que os integrantes da banda continuariam a tocar e gravar juntos, não dispensando a alternativa de continuar com a banda. Em fevereiro de 2010, enfim, anunciou que este seria um projeto diferente e com outro nome, dando fim, assim, ao Oasis.
Biografia
Início (1991-1993)
Tudo começou quando Paul Bonehead Arthurs e Paul McGuigan decidiram chamar Liam Gallagher, um amigo de ambos, para ser vocalista da banda "The Rain", já que o vocal anterior havia-se mudado da cidade de Manchester. A banda contava ainda com Tony McCarroll na bateria, mas não conseguiu ter qualquer sucesso. Liam sugeriu que o nome da banda mudasse para Oasis. Esta mudança foi inspirada por um poster da Inspiral Carpets Tour que estava pendurado no quarto dos irmãos Gallagher. Um dos locais listados no cartaz era o Oasis Leisure Centre em Swindon.
Oasis atuaram pela primeira vez ao vivo em 18 de Agosto de 1991 na Boardwalk club em Manchester. O irmão de Liam, Noel Gallagher, que trabalhava nos bastidores para os Inspiral Carpets, foi com a banda para ver o seu irmão no palco. Noel e os seus amigos não acharam a performance de Oasis particularmente espetacular, mas viu potencial nos garotos, abrindo a possibilidade para ele integrar a banda do irmão. Noel acabaria por entrar no grupo, com a condição de que ele seria o líder e o compositor das músicas. Bonehead lembra: "De repente, havia imensas ideias.".
Com Noel, os Oasis cresceram e começaram a atuar em muitos concertos de Manchester (terra natal da banda), mas ainda não tinham sucesso fora da cidade. Num concerto na Escócia, Alan McGee, da Creation Records, assistiu-os, gostou, e acabou oferencendo-lhes um contrato, que foi imediatamente aceito.
Era Britpop e a fama (1994-1998)
A banda passou então parte do ano de 1994 em digressão pelo Reino Unido, tendo atuado na edição do Festival de Glastonburydaquele ano. O cenário musical da época era tido como simplesmente infértil, uma vez que o movimento grunge, liderado por bandas como Nirvana, Pearl Jam e Soundgarden, havia sido praticamente findado com a morte de Kurt Cobain e o fim do Nirvana, banda liderada por ele. O público em geral estava á espera de algo novo, em especial o público inglês, que há tempos não sentia o glorioso brilho musical proveniente de seu país. O movimento "Britpop", que seria iniciado naquele ano com o primeiro disco do Oasis, satisfaria todas estas expectativas.
Em Abril de 1994, "Supersonic", o primeiro single da banda, foi lançado, seguindo-se "Shakermaker" (em Julho) e da balada Live Forever (em Agosto). A 30 de Agosto de 1994, é lançado o álbum de estreia,"Definitely Maybe", que obteve o primeiro lugar nas vendas do Reino Unido, tornando-se no álbum de estréia que mais depressa vendeu no Reino Unido até àquela altura. Após o lançamento, foi lançado o single "Cigarettes and Alcohol" (em outubro) e o EP de Natal "Whatever" (o primeiro grande êxito mundial da banda). EmDefinitely Maybe, destacam-se a balada Slide Away (que embora não tenha sido lançada como single alcançou grande sucesso entre os fãs) e a acústica "Married With Children" (canção indispensável no repertório solo de Noel).
Em Abril de 1995, os Oasis lançaram o primeiro single que viria a chegar ao nº1 do top de vendas: "Some Might Say". Na mesma altura, o baterista Tony McCarroll abandonou a banda, alegando "conflitos de personalidades". O seu lugar foi ocupado por Alan White, sobrinho do músico Paul Weller (uma das principais influências e amigo pessoal de Noel Gallagher). Em Maio a banda inicia as gravações do seu segundo álbum em Rockfield Studios, Gales.
Durante este período, a imprensa inglesa dilatou uma suposta rivalidade existente entre os Oasis e os Blur. O lançamento dos singles "Roll With It" (Oasis) e "Country House" (Blur) foram agendados para o mesmo dia, o que criou uma intensa disputa pelo top de vendas, disputa essa que incluiu trocas de insultos e provocações feitas publicamente pelas bandas. O single dos Bluracabou vencendo a corrida, por conta do preço mais baixo e pelo fato de existirem duas versões diferentes do mesmo. Porém, mais tarde os Oasis lançam (What's the Story) Morning Glory?, o álbum mais bem-sucedido e o 3º mais vendido de sempre no Reino Unido (mais de 20 milhões de cópias por todo o mundo só em 1995, marca que hoje ultrapassa as 30 milhões). Os singles que se seguem ao lançamento são "Wonderwall" , "Don't Look Back in Anger", que ocuparam os primeiros 2 lugares do top do Reino Unido, e "Champagne Supernova". Os fãs ainda aclamaram a balada acústica "Cast No Shadow" (tida pela crítica como uma das mais belas interpretações de Liam) e a pesada "Morning Glory". A partir do lançamento deste álbum, o Oasis torna-se a maior banda do momento, enchendo estádios e atingindo o topo da carreira ao atuarem duas noites em Knebworth, concertos que esgotaram em minutos devido aos 2,5 milhões de pedidos de bilhetes, que poderiam encher o recinto durante 53 noites seguidas.
Entretanto, as tensões entre os irmãos Gallagher aumentaram. No MTV Unplugged de 1996, quando estavam prestes a entrar, Liam se recusou a atuar, alegando uma irritação na garganta. Noel decidiu então entrar com o restante banda e fazer os vocais sozinho. Mais tarde, Noel divulgou que a banda descobriu que Liam assistira ao concerto pela TV num pub, com charutos e cerveja gelada, e que teria admitido que o real motivo de não ter se apresentado com a banda era o simples fato de não gostar de tocar acusticamente. Quatro dias depois a banda iniciou uma digressão pelos Estados Unidos, e Liam novamente recusou-se a ir, desta vez alegando precisar de tempo sozinho para procurar uma casa, deixando Noel fazer a digressão sozinho. Quando Liam decidiu retomá-la depois, foi Noel quem se negou a seguir, apanhando um vôo para casa. A retirada de Noel da turnê criou uma onda de especulação na imprensa de que a banda estava se dissolvendo. No entanto os irmãos reconciliaram-se mais tarde.
Foi a digressão de (What's the Story) Morning Glory? que rendeu ao Oasis o VHS ao vivo …There and Then, lançado no final de 1996 e gravado nos espectáculos realizados no dia 4 de Junho de 1995 (Earls Court, em Londres) e no dia 28 de Abril de 1996 (Estádio Maine Road - antiga casa do Manchester City - em Manchester).
No início de 1997 a banda iniciou a gravação do terceiro álbum em Abbey Road Studios, em Londres, Inglaterra, famoso estúdio onde os Beatles haviam gravado a maioria de seu material. ''Be Here Now'', lançado a 21 de Agosto desse mesmo ano, foi o álbum mais antecipado dos Oasis, devido à atenção dada pelos media. Várias lojas abriram de madrugada e, ao fim do primeiro dia, Be Here Nowtinha vendido 421 mil cópias, ganhando o título de álbum que mais rápido de sempre vendeu no Reino Unido. As primeiras críticas foram positivas mas, após o entusiasmo inicial, o álbum foi fortemente criticado pela imprensa devido aos excessos na duração das músicas, na distorção das guitarras e na super-produção, bem como à falta de sentido amplo das letras, tendo até mesmo sido considerado por alguns como um "desastre". Mesmo assim, dele fazem parte os êxitos "D'You Know What I Mean?", "Stand By Me" e "All Around The World", além de "My Big Mouth" e "Don't Go Away", que fizeram sucesso entre os fãs. Em meados de 1998 o álbum ultrapassou a marca dos 17 milhões de discos vendidos por todo o mundo.
Foi na digressão de Be Here Now que os Oasis se apresentaram pela primeira vez na América do Sul, em Março de 1998. No dia 14 a banda iniciou a inédita turnê pelo continente no Estádio San Carlo Apoquindo, em Santiago do Chile. Nos dias 17 e 18, o quinteto apresenta-se no Luna Park, em Buenos Aires, na Argentina. No dia 20, finalmente a banda fez seu primeiro show em território brasileiro no extinto Metropolitan (actual Citibank Hall), no Rio de Janeiro. No dia seguinte tocam no Sambódromo do Anhembi, em São Paulo. Os Oasis encerram a Be Here Now World Tour 97/98 apresentando-se nos dias 24 e 25 na Plaza de Los Deportes, na Cidade do México. Um fato curioso nessa inédita passagem do grupo pela América Latina: as esposas e as namoradas dos membros viajaram sempre com eles, após ficarem sabendo que as moças latino-americanas têm por hábito usar pouca roupa. No mesmo ano, a banda lança "The Masterplan", uma compilação com os melhores b-sides da banda, reconhecidos pelos fãs por sua qualidade acima da média.
Época de transição (1999-2004)
No ano seguinte, quando a banda se preparava para lançar o seu quarto álbum de estúdio, o guitarrista Bonehead e o baixista Guigsy abandonaram o grupo. Há quem diga que o primeiro foi "convidado" a sair por Noel, que queria que a banda abandonasse o vício das drogas. Porém, a versão oficial é que ambos (Bonehead e Guigsy) estavam com saudades das respectivas famílias. Collin "Gem" Archer foi então convidado por Noel para substituir Bonehead. Já para o lugar de Guigsy, o substituto demorou a ser encontrado (tanto que a primeira música do disco novo que viria a ser lançado, "Go Let It Out", e seu respectivo clipe, foram gravados com Liam no vocal e na guitarra-rítmica, Gem na guitarra-principal, Noel no baixo, e Alan na bateria). Posteriormente, Andy Bell (guitarrista de ofício) foi escolhido como novo baixista do Oasis.
Com a nova formação, a banda, lançou "Standing on the Shoulder of Giants", com um som mais eletrónico e psicodélico, contrariando os anteriores. Os Oasis aventuraram-se nestas novas sonoridades com a ajuda do produtor Mark "Spike" Stent, que auxiliou Noel a chegar a um som mais denso e teoricamente mais trabalhado até então. Destaque para o ótimo single "Go Let it Out", a interessante "Who Feels Love?" e a monstruosa "Gas Panic!", considerada por muitos a música mais bem elaborada do Oasis, cuja letra fala sobre um ataque de pânico sofrido por Noel em 1998. "Sunday Morning Call" e "Where Did it All Go Wrong?" também merecem destaque, principalmente pelas envolventes melodias. É neste álbum que se encontra a primeira composição de Liam para a banda, "Little James", escrita para seu enteado.
No mesmo ano foi lançado o disco e DVD "Familiar To Millions" registro do show no moribundo "Estádio de Wembley". O concerto foi classificado pela imprensa como histórico. Um verdadeiro sucesso de público e crítica, ratificando o poder que a banda tinha ao vivo. No ano seguinte, 2001, a banda participou no festival Rock In Rio, no Rio de Janeiro, onde se apresentou para mais de 200.000 mil pessoas. A tensão criada entre entre Liam e Axl Rose, frontman do Guns N' Roses, mais uma vez chamou os holofotes ao comportamento peculiar do primeiro. Numa entrevista anterior ao show, foi-lhe perguntado sobre o que seria um mundo melhor em sua concepção, ao que respondeu, em tom de provocação: "Um ar mais puro e nada de armas e rosas", fazendo uma infeliz apologia ao nome "Guns N' Roses", que em português significa "Armas E Rosas". Já Axl, que também não é conhecidamente dos menos polêmicos e subiu ao palco com sua banda logo após os Oasis, dirigiu-se ao público com a seguinte indireta: "Agora que todos já dormiram, é hora do Rock And Roll!"
Em 2002 a banda lançou "Heathen Chemistry" que, segundo Noel, exigiu demasiada paciência do grupo para ser gravado, devido à displicente atitude de Liam com relação ao prazo que tinha para gravar suas partes. O álbum chegou com o título de "o melhor do Oasis desde '(What's the Story) Morning Glory?'", uma vez que, segundo os próprios integrantes, punha fim aos experimentos psicodélicos do álbum anterior, voltando-se para um som mais puro do Rock N' Roll, e ainda contava com a ilustre participação especial de uma das principais influências da banda, além de ídolo de Noel Gallagher: o guitarrista Johnny Maar (membro fundador da aclamada banda The Smiths, que fizera grande sucesso nos anos 80, e que, graças a parceria entre ele e o vocalista Morrisey, consagrou-se como uma das maiores bandas de Rock Alternativo mundial em todos os tempos). Apesar de tudo, "Heathen Chemistry" ficou abaixo das expectativas, estando hoje considerado como um dos piores da carreira da banda. Mesmo assim, nele se encontram destaques como o primeiro single com composição de Liam, "Songbird", uma envolvente balada acústica escrita na época para sua esposa, além da "pérola de Noel" ("Stop Crying Your Heart Out"), que se tornou o tema da derrota da Seleção Inglesa de Futebol naCopa do Mundo de 2002, frente ao Brasil, e "Little By Little", que ganhou destaque por sua bela melodia, tendo seu clipe sido amplamente veiculado na MTV.
Apesar de o álbum anterior trazer uma canção escrita por Liam, é este disco que definitivamente põe fim ao domínio de Noel como único compositor da banda, uma vez que todos os integrantes, à exceção de Alan White, contribuíram neste sentido.
Em 2004, para comemorar os 10 anos de aniversário do primeiro disco, "Definitely Maybe", a banda editou um DVD que conta a história das gravações do álbum. No mesmo ano, o baterista Alan White deixa o grupo, supostamente devido a uma tendinite numa das mãos. Posteriormente foi descoberto que Alan faltou aos ensaios para a pré-produção do sucessor de "Heathen Chemistry", para viajar com sua namorada. Os irmãos Gallagher chamaram sua atenção e, ao descobrirem a verdade, decidiram demiti-lo. Para seu lugar, foi chamado Zak Starkey, filho do lendário beatle Ringo Starr, que tocou em grupos como ASAP (banda montada em 1989 por Adrian Smith dos Iron Maiden) e era agora integrante do The Who. Mesmo tocando no Oasis, Zak pediu para não se tornar membro oficial do grupo, pois queria manter o seu compromisso com os The Who.
Fonte: Wikipédia
0 comentários:
Postar um comentário