segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Vendas caem 31,7% em setembro por causa do recorde histórico em agosto


Uma análise superficial poderia indicar uma retração nas vendas de carro zero. Afinal, na comparação mês contra mês setembro fechou com uma queda de 31,7% em relação a agosto. Foram vendidos no mês que se encerrou ontem 277.148 carros e comerciais leves, 128 mil a menos do que no mês anterior.

Vários fatores explicam essa suposta queda. Em primeiro lugar, sabe-se que em agosto houve uma corrida às revendas, com o consumidor atrás do desconto do IPI, que acabou sendo prorrogado.
Como o desconto vai até o fim deste mês, o consumidor relaxou.
Outra coisa é que setembro teve apenas 19 dias úteis. Por isso a suposta queda de vendas em relação a setembro do ano passado, de 5,6%, também é ilusória. É que setembro do ano passado teve dois dias a mais (21) de venda. Na média diária, portanto, setembro de 2012 vendeu mais.
O importante para uma análise mais abalizada é justamente a média diária, que é que determina o ritmo do mercado. E no mês passado foram vendidos 14.587 unidades/dia, bem abaixo de agosto (que vendeu 17,6 mil), mas ainda assim foi um excelente desempenho, bem acima da média anual.
No acumulado do ano as vendas estão crescendo 5,6%. Foram comercializados de janeiro a setembro 2.666.976, contra 2.527.205 no mesmo período do ano passado.

0 comentários:

Postar um comentário