domingo, 26 de agosto de 2012

Turbine seus exercícios físicos com a ajuda dos aplicativos

Nem todos nós temos disciplina para seguir uma rotina regular de exercícios. A preguiça e a falta de estímulo fazem parte do nosso dia a dia e, quando é preciso fazer escolhas, é comum priorizarmos outros fatores que não a saúde do corpo e da mente.



Fonte: Shutterstock
No entanto, o contrário disso acontece quando começamos a ver os resultados dos esforços se refletirem na boa forma e no bem-estar. Se você precisa perder peso, ganhar massa muscular ou simplesmente se exercitar para sair do sedentarismo, tudo fica mais fácil quando os efeitos podem ser medidos.
É nessa hora que entram os aplicativos. As ferramentas se utilizam da tecnologia para ajudar você a se manter dentro dos seus propósitos sem perder o pique e aproveitando ao máximo os benefícios dos exercícios físicos.
Se você já pratica uma atividade, mas gostaria de poder avaliar melhor o seu desempenho ou se você está esperando um empurrãozinho para começar a cuidar do seu corpo, certamente os aplicativos poderão contribuir muito na busca de uma vida mais saudável.
Selecionamos seis opções que incluem atividades de corrida, ioga e musculação e ainda contadores de calorias, que ajudam a selecionar as refeições adequadas e criar metas para a perda de peso, ou um medidor de atividade cardíaca, que contribui para que você avalie o seu desempenho. Confira!
RunKeeper
Fonte: Reprodução/itunes.apple.com
O aplicativo funciona conectado com o GPS do seu aparelho para poder rastrear de maneira eficaz todos os seus movimentos. Com uma interface simples e intuitiva, a ferramenta acompanha a evolução da sua atividade física e, assim que você concluir, sincroniza os detalhes recolhidos com o seu perfil no site do aplicativo.
No site, você pode se conectar com os outros milhares de usuários e compartilhar o seu desempenho. O aplicativo também possui conexão total com plataformas como o Twitter e o Facebook, permitindo que você compartilhe atualizações de suas corridas e outras atividades outdoor. A versão online do app também traz análises de sua performance, facilitando o acompanhamento do seu progresso e das metas alcançadas.
E para que o seu rendimento não caia, o serviço também é integrado com o tocador de músicas nativo do aparelho – assim você seleciona a sua melhor playlist, dá o play e está pronto para sua corrida com muito mais pique.
O RunKeep é um aplicativo gratuito e todas as suas configurações estão em inglês. Você pode fazer o download da versão compatível com o Android no Google Play e da versão para iPhones, iPads e iPods na App Store.
Two Hundred Situps
Fonte: Reprodução/itunes.apple.com
Muito além de conquistar um abdômen bonito, existem métodos que consistem no fortalecimento da região abdominal para o funcionamento perfeito do restante do corpo. Sendo assim, você pode melhorar o seu desempenho nos abdominais com a ajuda do aplicativo Two Hundred Situps.
A ferramenta funciona como um desafio que pretende ajudá-lo a realizar uma sequência ininterrupta de 200 abdominais depois de seis semanas de treino. Logicamente, antes que você saia se contorcendo de qualquer maneira, o app traz uma série de dicas para executar o exercício de maneira correta e saudável.
Os treinos são leves, para que o seu corpo vá se adequando à nova rotina aos poucos. Cada sessão de abdominais dura cerca de dez minutos e você deve treinar três vezes por semana. Eventualmente, a ferramenta vai testar seu rendimento e pedir para que você faça o máximo de repetições que puder.
Você também pode configurar o app com lembretes nos dias e horários em que preferir treinar. E para que você possa acompanhar o seu desempenho, o serviço traz gráficos simples e fáceis de entender para estimular ainda mais o seu treino.
O Two Hundred Situps é totalmente gratuito e suas configurações estão disponíveis apenas em inglês. Você pode fazer o download da versão compatível com o Android no Google Play e da versão para iPhones e iPads na App Store. O site do aplicativo também explica melhor os exercícios e traz várias informações sobre a ferramenta.
My Fitness Pal
Fonte: Reprodução/itunes.apple.com
O My Fitness Pal é mais do que apenas um contador de calorias, ele é praticamente uma rede social para quem está em busca de uma vida saudável. Com mais de 1 milhão de alimentos e preparações registrados em sua base de dados, a ferramenta permite que em poucos segundos você selecione o que comeu e calcule o total de calorias ingeridas.
Além da alimentação, você também pode manter um registro apurado das atividades físicas que realizar e, assim, acompanhar o seu progresso. Mas o diferencial do aplicativo está na interação que ele promove entre os usuários.
O site da ferramenta informa que é possível emagrecer mais de acordo com as amizades que você faz na rede. Isso porque a interação entre os usuários permite fazer comentários, acompanhar o desempenho e dar um empurrãozinho quando alguém precisa. Existe até mesmo espaço para que o usuário crie uma espécie de blog e compartilhe todas as suas conquistas.
O aplicativo é gratuito e suas configurações estão disponíveis apenas em inglês. No entanto, isso não representa um problema, pois a interface é fácil de usar e bastante intuitiva. Você pode visitar o site do aplicativo para conhecer melhor suas funcionalidades ou baixar gratuitamente a versão para Android no Google Play e para os dispositivos Apple na App Store.
Pocket Yoga
Fonte: Reprodução/itunes.apple.com
Não há dúvidas dos inúmeros benefícios que essa prática milenar pode trazer para a sua saúde. No entanto, a vida atribulada e os muitos afazeres podem acabar dificultando que você compareça a todas as suas aulas com a frequência que deveria.
Quando a agenda estiver lotada de compromissos ou você estiver fora da sua cidade, o aplicativo Pocket Yoga funciona como um verdadeiro instrutor sempre que você precisar. Para relaxar o corpo e a mente, o serviço traz diversas posições e sequências de exercícios e os divide em diferentes níveis de dificuldade.
Se você não souber exatamente como realizar uma posição, não tem problema! Uma espécie de dicionário trará as explicações que você precisa e ainda informará os benefícios de cada posição.
Todas as funcionalidades do Pocket Yoga são em inglês, porém os gráficos permitem o fácil entendimento de como executar os movimentos de maneira correta. Você pode adquirir a versão para Android no Google Play ou a versão compatível com os dispositivos da Apple diretamente na App Store. O aplicativo custa 1,99 dólares, o que equivale a cerca de 6 reais.
Jefit
Fonte: Reprodução/itunes.apple.com
Esse é o aplicativo ideal para quem já treina em uma academia, mas deseja acompanhar de maneira mais completa o seu progresso e, assim, alcançar melhores resultados. Com milhares de usuários, o serviço compila inúmeras funcionalidades para que você possa entender melhor sua estrutura corporal, registrar suas medidas e buscar as metas que deseja.
O grande trunfo do serviço é que ele não foi feito apenas para registrar o treino que você fez depois de sair da academia. Enquanto está treinando, você pode ligar o aplicativo e usá-lo para acompanhar toda a sua sequência de exercícios, controlando, inclusive, o peso e as repetições em cada equipamento. Ainda, boa parte das funcionalidades pode ser customizada para se adequar a rotina de exercícios de cada usuário.
O Jefit funciona totalmente em inglês, o que significa que termos como as partes do corpo humano ou determinados exercícios podem ser desconhecidos do usuário, mas as ilustrações e exemplos minimizam essa dificuldade.
O aplicativo possui uma versão gratuita simplificada (Jefit) e outra com todas as funcionalidades disponíveis (Jefit Pro) para o Android, que custa 4,99 dólares, ou cerca de 10 reais. Já o aplicativo compatível com iPhones, iPads e iPods está disponível apenas na sua versão mais completa, também por 4,99 dólares, na App Store.
Instant Heart Rate
Fonte: Reprodução/itunes.apple.com
Quem pratica exercícios regularmente sabe que a função cardíaca é o principal indicador de que o seu corpo está queimando calorias. Para monitorar os seus batimentos de maneira eficaz, o aplicativo Instant Heart Rate é perfeito.
Através da câmera do aparelho, a ferramenta faz a leitura de sua atividade cardíaca em tempo real e monta um histórico com todos os registros dos seus batimentos em diferentes tipos de exercícios, assim, é possível acompanhar a sua evolução em diversas atividades.
O conteúdo do aplicativo é em inglês, mas seu funcionamento é muito simples. Assim que você aciona o programa, basta tocar no botão “Measure” que a luz do flash do aparelho se acenderá e você deve colocar seu dedo tampando completamente a lente da câmera. O método que o aplicativo usa para calcular os batimentos é o mesmo dos oximetros – ao avaliar as alterações de coloração na ponta do dedo, que estão diretamente relacionadas com a circulação sanguínea, o aparelho consegue determinar os batimentos cardíacos.
Depois de obter o resultado, você pode armazenar os dados para compor o seu histórico ou compartilhar em diversas redes sociais. O Instant Heart Rate está disponível em versões gratuitas para Android e dispositivos Apple, assim como existem uma versão mais completa que pode ser adquirida por 0,99 dólares no Google Play e na App Store.
Fonte: TodaEla

0 comentários:

Postar um comentário