terça-feira, 7 de agosto de 2012

Inundações provocam mortes, destruição e caos na capital das Filipinas

Fortes chuvas atingiram a capital das Filipinas, Manila, provocando enchentes que deixaram pelo menos nove mortos, informaram autoridades nesta terça-feira. O país ainda se recupera da passagem do tufão Saola, na semana passada, responsável por ao menos 53 mortes.

Moradores de Manila e de nove províncias próximas enfrentam um verdadeiro caos. Com mais da metade da capital submersa, o presidente Benigno Aquino ordenou o fechamento dos colégios e dos órgãos governamentais, exceto as agências de emergência, que atendem milhares de cidadãos que tiveram de deixar suas casas.

AP
Homem se segura ao tentar cruzar rua inundada em Manila, nas Filipinas

A maior parte das vítimas fatais foi registrada no distrito de Quezón, nos arredores de Manila. A água transbordou a represa La Mesa, o que inundou algumas áreas da capital e forçou a retirada de mais de cinco mil moradores junto ao rio Marikin.
Pelo menos 28 mil pessoas tiveram de ser levadas a centros de assistência em toda a região de Manila, enquanto milhares buscaram refúgio em casas de familiares, segundo o Centro Nacional de Prevenção de Desastres.
Por recomendação do serviço meteorológico filipino, o Palácio presidencial, a Suprema Corte, o Parlamento, a Embaixada dos Estados Unidos e a sede da Bolsa de Valores fecharam suas portas. 
Tufão na China
Nesta terça-feira, a região de Xangai, na China, se prepara para a passagem do tufão Haikui, o terceiro a atingir o pais em menos de uma semana. O fenômeno deve tocar a terra entre as cidades de Ningbo e Wenzhou, provocando fortes chuvas e ventos.
Xangai, o centro financeiro da China, baniu todas as atividades ao ar livre em grupo, fechou parques municipais e suspendeu aulas. Todas as construções também foram paralisadas. Cerca de 200 mil moradores foram retirados de suas casas.
A China sofreu com a passagem dos tufões Damrey e Saola, que deixaram ao menos 23 mortos e nove desaparecidos, segundo balanço divulgado nesta terça-feira.
Com AP e EFE

0 comentários:

Postar um comentário