segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Equipe diz que Anderson seguirá nos médios, mas GSP aceita superluta em peso combinado


Quem veio a publico falar sobre a possibilidade de o campeão dos médios mudar de peso foi a fisioterapeuta e principal médica da equipe de Anderson, Ângela Côrtez. Ela disse que, para ele continuar atuando em alto nível, não tem condições físicas de descer de peso. Vamos à explicação completa dada ao blog.

Uma das regras principais a ser observada por um atleta de alta performance é ser altamente disciplinado, o que significa entre outras questões, seguir o programa de treinamentos elaborado por sua equipe e executar as orientações dos treinadores, em todas as atividades de preparação para as competições, nos treinamentos específicos e físicos, bem como no trabalho nutricional e atividades de fisioterapia voltadas para prevenção de lesões, reabilitação e manutenção do equilíbrio muscular. Em se tratando de um grande campeão, como Anderson Silva, a responsabilidade de manter o desempenho aumenta exponencialmente, em cada combate para a disputa pelo cinturão. Diante de tantas especulações divulgadas recentemente pela mídia especializada, sobre o atual campeão dos médios do UFC baixar de peso para lutar em categoria até 77kg, posso afirmar que, após conversar com Anderson, no momento, não existe a possibilidade de acontecer a mudança de categoria, pois nenhuma decisão é tomada sem planejamento e avaliação de sua Equipe, considerando o atleta como um todo, portanto, Anderson Silva continuará lutando na categoria até 84kg, como campeão dos médios.
Do outro lado, a esperança continua já que o campeão dos meio-médios abriu a possibilidade de uma luta contra Anderson Silva em um peso combinado, entre os médios e os meio-médios. Quem revelou essa possibilidade foi o técnico de GSP, Firas Zahabi.
O Georges St-Pierre já me falou que quer enfrentar o Anderson Silva, mas agora ele de se concentrar apenas na luta contra [o campeão interino] Carlos Condit [para unificar os cinturões]. Ele tem de manter o foco. O ideal, o que eu gostaria, era que fosse um peso combinado. Acho que isso seria o mais justo. Se lutar em um peso combinado, o Anderson não ficaria uns 20 kg mais pesado. Acho que o ideal seria 177 ou 178 libras [os médios são 185 libras e os meio-medios, 170 libras].
Mas como está a situação dos dois nesse momento? GSP tem de enfrentar Carlos Condit no UFC 154, em novembro, para manter seu cinturão. Já Anderson vai ficar de férias por um bom tempo, já avisou que não volta antes de 2013 e deve fazer pelo menos mais uma defesa do cinturão dos médios antes de um possível super-combate com o canadense.

0 comentários:

Postar um comentário