sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Morre o italiano Carlo Rambaldi, "pai" do "Alien" e do "E.T."


O italiano Carlo Rambaldi, técnico de efeitos especiais de filmes como "Alien" e "E.T.", morreu aos 86 anos nesta sexta-feira (10). A informação é da agência Ansa. Ele morreu em sua casa em Lamezia Terme, onde vivia havia dez anos, segundo o assessor de cultura da Calábria, Mario Caligiuri.


Rambaldi ganhou dois prêmios Oscar pelos efeitos especiais de "Alien, o Oitavo Passageiro" (1979), de Ridley Scott, e "E.T. - O Extraterrestre" (1982), de Steven Spielberg, dois dos maiores clássicos de Hollywood.

Carlo Rambaldi desenha o "E.T.", de Spielberg, uma de suas criaturas mais famosas, durante premiação italiana
Em 1977, recebeu um Oscar especial por sua contribuição ao cinema, ao dar vida ao gorila gigante de "King Kong" (1976), dirigido por John Guillermin. Ainda em 1977, fez seu primeiro trabalho com Steven Spielberg, em "Contatos Imediatos de Terceiro Grau" --já para a confecção de um ET.
Alguns anos depois, em 1982, lançaria aquela que seria provavelmente sua criatura mais famosa: o protagonista de "E.T. - O Extraterrestre", também de Spielberg.
Rambaldi também trabalhou na equipe de efeitos especiais de "King Kong 2", dirigido novamente por John Guillermin, lançado em 1986.
"Blood for Dracula" (1974), dirigido por Paul Morrissey e produzido por Andy Warhol, "Conan, o Destruidor" (1984), de Richard Fleischer, e "A Hora do Lobisomem" (1985), de Daniel Attias, estão entre seus trabalhos. Também ajudou a dar vida a criaturas monstruosas de "Duna" (1984), de David Lynch.
Rambaldi começou a carreira no cinema italiano, no fim dos anos 50. Nas décadas seguintes, se notabilizou por efeitos especiais em filmes de terror e suspense. Um dos destaques é "Prelúdio para Matar" (1975), de Dario Argento, um clássico absoluto do "giallo" --o gênero italiano farto em assassinatos do qual o próprio Argento se tornou o maior expoente.
Veja abaixo uma homenagem aos personagens criados por Carlo Rambaldi, postada no YouTube em 2009.


0 comentários:

Postar um comentário