segunda-feira, 15 de julho de 2013

As vantagens dos cosméticos noturnos

Uma noite bem dormida já faz muito bem a beleza. Mas, que tal potencializar os benefícios que o sono traz para a nossa pele e cabelos com produtos específicos para serem usados nesse período?



Fonte: Thinkstock
Os cosméticos de uso noturno prometem uma ação mais concentrada de seus componentes, que são absorvidos mais profundamente enquanto dormimos. É quando a pele recebe mais intensamente as substâncias para reparar os danos do tempo e restaurar o seu equilíbrio, sem a interferência de fatores como a luz solar, vento e poluição.
Segundo a dermatologista Carla Vidal, de São Paulo, os cremes noturnos são vantajosos, pois permitem ter composições mais complexas e eficazes. “Esses cosméticos possuem ácidos e ativos que, além de resultarem em renovação celular e rejuvenescimento da pele, promovem também o estímulo na produção de colágeno, proporcionando melhora de rugas e flacidez, clareamento de manchas e contração de poros”, afirma a especialista.
Bela adormecida
Fonte: Thinkstock
Durante a fase do sono, a nossa pele tem um poder de absorção maior das propriedades benéficas dos produtos, sejam elas de fatores anti-idade, revitalização, hidratação profunda ou de combate às manchas, acne e oleosidade.
Por conta disso, existem tratamentos noturnos para diversos problemas da pele, portanto não há uma idade ideal para começar a usá-los.
“Os cremes noturnos são compostos por diferentes ativos, que variam conforme a patologia cutânea e, portanto, são indicados para diversas faixas etárias. Desde o tratamento de acne em uma adolescente até o combate ao foto-envelhecimento de uma pele mais madura”, indica a Dra. Carla Vidal.
Atualmente, existem produtos noturnos adequados para todos os tipos de pele. Se você tem pele oleosa, por exemplo, pode ficar tranquila, pois há no mercado variações em gel, sérum e fluido, que proporcionam os mesmos benefícios em fórmulas mais leves.
A textura ideal para cada tipo de pele não depende de sua densidade, como conta a dermatologista: “Isso não está necessariamente relacionado com a densidade do creme, mas sim com a composição do seu veículo. Peles oleosas não são compatíveis com cremes que contenham óleo em sua composição, porém também requerem ativos que promovam a sua hidratação. E isso pode ser incluído em fórmulas leves, sem prejudicar a sua eficácia”, comenta.
Os cosméticos noturnos são exclusivos para o uso durante o sono, pois contêm ativos específicos para esse período, sendo contraindicados para o uso durante o dia.
De acordo com a dermatologista Carla Vidal, muitos dos cremes noturnos contêm substâncias fotossensibilizantes, como a hidroquinona, e os ácidos retinóicos e seus derivados. Por isso é importante evitar o uso em outros horários, pois existe a possibilidade das formulações noturnas causarem irritação ou até manchas, quando a pele é exposta à iluminação do dia.
Fonte: Thinkstock
Na hora de aplicar o creme, gel ou fluido, noturno, espalhe uma camada fina, fazendo movimentos circulares e de baixo para cima no rosto, e espere uns dez minutinhos antes de se deitar.
Assim você garante a completa absorção do produto e consequente ação mais potente das substâncias. Ao acordar, é importante lavar bem o rosto com sabonete específico para retirar todos os resíduos do creme noturno e usar a fórmula para o dia com protetor solar.
Para os cabelos também
Assim como a epiderme, os fios capilares também recebem melhor os ativos dos produtos durante a noite, deixando-os mais propensos aos processos de revitalização e hidratação. Porém, não é necessário o seu uso por todas as noites.
Fonte: Thinkstock
De acordo com as marcas, a utilização dos produtos (como máscaras e leave-ins) pode ser feita duas vezes por semana, sendo aplicadas longe das raízes dos cabelos. No caso das máscaras, existe a necessidade de lavar os fios para retirar todos os resíduos. Porém, quando se trata de leave-in (sem enxágue), a formulação é mais leve, podendo ser deixada nos fios sem preocupação.
Os cosméticos noturnos para os cabelos podem proporcionar uma hidratação mais intensa, conferindo fios mais sedosos, brilho, nutrição, elasticidade e reparação de pontas secas, por exemplo. Existem no mercado, atualmente, produtos de diversas marcas e para todos os bolsos. Tanto importadas quanto as nacionais.

Fonte: TodaEla

0 comentários:

Postar um comentário