quinta-feira, 23 de maio de 2013

Varejão parabeniza campeões mundiais de 1963: “eles começaram tudo”


Convocado pelo técnico Rubén Magnano para defender a Seleção Brasileira nas últimas edições dos Jogos Olímpicos e do Mundial, o ala-pivô Anderson Varejão parabeniza os protagonistas do bicampeonato do Brasil, conquistado no dia 25 de maio de 1963.


“Esse título mundial é muito importante para a história do basquete brasileiro. Foram eles que começaram com tudo que está acontecendo atualmente com a modalidade e aproveito para parabenizá-los. Essa geração representou o basquete brasileiro de uma forma única”, disse o jogador do Cleveland Cavaliers à Gazeta Esportiva.net.
No Mundial-1963, disputado no Rio de Janeiro, a Seleção Brasileira justificou sua condição de favorita e conquistou o título de maneira invicta ao derrotar os principais adversários da época, a exemplo de Iugoslávia, União Soviética e Estados Unidos.
Dentro de quadra, lendas como Amaury Passos e Wlamir Marques, comandados pelo técnico Kanela, consolidaram o status de potência do Brasil. Campeã da edição do Chile-1959, a Seleção foi a primeira a reunir dois títulos mundiais – a equipe ainda tinha a medalha de prata, alcançada em 1954.
Sob o comando de Rubén Magnano, a geração formada por Anderson Varejão, Leandrinho, Nenê e Tiago Splitter disputou as Olimpíadas de Londres-2012. Antes do embarque, os astros participaram de um encontro com alguns dos veteranos de 1963, entre eles medalhistas de bronze dos Jogos de Roma-1960 e Tóquio-1964.
“Eles nos desejaram boa sorte e disseram que estavam acompanhando, na torcida. Nós agradecemos e os parabenizamos por tudo que fizeram pelo basquete. Foi um encontro muito legal e descontraído”, lembrou Anderson Varejão.
A Seleção Brasileira subiu ao pódio em um Mundial pela última vez nas Filipinas-1978 para receber a medalha de bronze. Na Turquia-2010, com Rubén Magnano no comando e Varejão em quadra, perdeu dos carrascos argentinos logo nas oitavas de final do torneio.
A próxima edição do Mundial será disputada na Espanha-2014. A Copa América da Venezuela-2013, com início previsto para o próximo mês de agosto, oferece quatro vagas no torneio. Em recuperação de uma cirurgia no quadríceps da perna direita, Varejão é desfalque certo.

0 comentários:

Postar um comentário