terça-feira, 1 de abril de 2014

Oposição turca denuncia fraude eleitoral em meio a protestos

A tropa de choque da polícia disparou canhões de água em Ancara nesta terça-feira para dispersar milhares de turcos que pediam uma recontagem parcial dos votos da eleição na qual o partido governista do primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, obteve grandes vitórias.

AP
Polícia usa canhões de água para pôr fim a protesto de centenas de pessoas reunidas em frente de Conselho Eleitoral da Turquia, em Ancara

O Partido AK, de raízes islâmicas, manteve o controle das duas maiores cidades, o centro financeiro Istambul e a capital Ancara, e ampliou sua votação nacional na votação municipal de domingo, apesar do escândalo de corrupção que atormenta o governo de Erdogan. A oposição disse que vai contestar alguns dos resultados.
Os manifestantes, que pediam uma recontagem do resultado de Ancara, especialmente apertado, reuniram-se diante do Supremo Conselho Eleitoral (YSK) entoando "Tayyip ladrão!", e "YSK, o povo está com você!" até a chegada da polícia.
Nenhum resultado oficial foi anunciado ainda, mas as estimativas publicadas pela mídia turca dão cerca de 44% do voto nacional para o AK, e entre 26% e 28% para o opositor Partido Republicano do Povo (CHP).
A eleição no único Estado predominantemente muçulmano da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) ocorreu em meio a uma disputa de poder acirrada entre Erdogan e Fethullah Gulen, clérico islâmico radicado nos EUA que o premiê acusa de conduzir uma campanha suja de publicações anônimas de gravações de áudio que o implicam em um esquema de corrupção.
Erdogan nega as acusações, assim como Gulen nega qualquer envolvimento com as gravações, obtidas de comunicações secretas do governo.

0 comentários:

Postar um comentário