quarta-feira, 6 de março de 2013

'Morreu um grande latino-americano', diz Dilma sobre Hugo Chávez


A presidente Dilma Rousseff lamentou ontem a morte do líder da Venezuela , Hugo Chávez . “Hoje, lamentavelmente, infelizmente, eu digo para vocês que morreu um grande latino-americano, o presidente da Venezuela, Hugo Chávez Frias. 



Essa morte deve encher de tristeza todos os latino-americanos”, afirmou Dilma durante o Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, do qual participava em Brasília. Dilma pediu um minuto de silêncio.

Dilma cancelou a viagem à Argentina, programada para esta semana, para ir ao velório de Chávez.

Chávez morreu nesta terça-feira(ontem) às 16h25, hora local , (17h55 em Brasília) aos 58 anos, vítima de câncer. Chávez havia voltado a Caracas no dia 18 , após ter sido submetido em Cuba em 11 de dezembro a uma quarta cirurgia relativa a um câncer não especificado na região pélvica, que havia sido diagnosticado em junho de 2011 .
Dilma lembrou que, em muitas ocasiões, o governo brasileiro discordou do líder venezuelano, mas ressaltou que reconhece em Chávez uma “grande liderança” e chamou sua morte de “uma perda irreparável”.


“O presidente Chávez foi sem dúvida uma liderança comprometida com o seu país e com o desenvolvimento dos povos da América Latina. Em muitas ocasiões, o governo brasileiro não concordou integralmente com o presidente Hugo Chávez. Porém hoje reconhecemos nele uma grande liderança, uma perda irreparável e, sobretudo, um amigo do Brasil, um amigo do povo brasileiro”, afirmou Dilma emocionada.

A presidente disse ainda que Chávez, por quem tinha “muito carinho”, deixará “um vazio no coração, na história e nas lutas da América Latina”. “Além da liderança expressiva, o presidente Chávez foi um homem generoso com todos aqueles que nesse continente precisaram dele”, terminou Dilma antes de pedir o minuto de silêncio.

Com Reuters

Fonte: Último Segundo

0 comentários:

Postar um comentário