segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Polegar


Polegar foi uma banda brasileira lançada em 1989, pela empresa Promoart, do empresário Gugu Liberato. O Grupo Polegar marcou época no final dos anos 1980 e início dos anos 1990 sendo recorde de público em quase todas as cidades em que se apresentavam por todo o Brasil e em vários países da América do Sul, sendo considerado por muitos o fenômeno musical da época. 


História

Lançados no ano de 1989, logo no primeiro álbum, a banda lançou canções como "Dá Pra Mim", que proporcionou ao grupo seu primeiro disco de ouro e platina com mais de quinhentas mil cópias vendidas. Outros sucessos vieram a seguir, como "Ando Falando Sozinho" e "Sou Como Sou".

Em 1990, com o lançamento do segundo álbum, o sucesso de "Ela Não Liga" levou o grupo novamente ao disco de ouro e de platina, ultrapassando a marca de 250 mil cópias vendidas. No mesmo ano, o grupo Polegar estreou nos cinemas participando do filme Uma Escola Atrapalhada, contracenando com Gugu Liberato, Angélica, Supla, Os Trapalhões, etc., tendo como trilha sonora do filme a canção "Sou Como Sou", atingindo a vendagem de mais de trezentas mil cópias.

Em 1991, "Quero Mais" ficou entre as canções mais executadas no Brasil, proporcionando ao grupo novo disco de ouro superando a vendagem de cem mil cópias. Em três álbuns gravados, o Grupo Polegar conquistou a marca de mais de um milhão de cópias vendidas. No ano de 1994, após a saída de integrantes, o quarteto com sua primeira formação se desfez e com o anonimato de outros integrantes, o grupo encerrou suas atividades no ano de 1997. Com o desfecho da primeira formação do grupo, seus integrantes seguiram caminhos diferentes.

Em 2004, aproveitando o revival dos anos 80, o grupo Polegar retornou às atividades, com três integrantes da formação original: Alex, Alan e Ricardo (dessa vez tocando guitarra). O grupo lançou um disco de forma independente, que foi vendido apenas nas lojas 775. Após participações em programas como Superpop e Pânico na TV, a banda novamente encerraria as atividades.

Atualmente
O guitarrista e vocalista, Marcelo, se formou em Direito e hoje é advogado, o tecladista Alan Frank se formou em Medicina e se especializou em Oftalmologia, já tendo trabalhado também na Aeronáutica; já o vocalista e baixista Alex Gill gravou um álbum solo, além de se tornar produtor musical e compositor; Rafael Ilha ex-guitarrista se dedica para se recuperar em uma clínica de pacientes dependentes químicos de drogas; Ricardo Costa ex-baterista se tornou bacharel em Direito além de ter dirigido uma emissora de rádio no interior de São Paulo. Com a experiência de anos de estrada, os 3 integrantes da primeira formação do Polegar Alan, Alex e Ricardo se reuniram em 2004 com o amigo Fernando Kitagawa, professor de bateria e música; também produtor musical, que acompanhou todo o sucesso da banda em sua trajetória. Novamente em 2005 a banda encerra suas atividades e cada um dos integrantes volta a seguir suas carreiras paralelas. No entanto os integrantes Alex Gill e Fernando Kitagawa continuam juntos até hoje compondo e produzindo; além de se apresentarem cantando e tocando em eventos por todo Brasil.

Fonte: Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário