segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Por que os bebês se acalmam quando são embalados?


Até hoje ninguém havia desvendado o mistério que faz com que os bebês se acalmem tão rapidamente quando são embalados por suas mães. Mas um novo estudo realizado por pesquisadores japoneses não só confirmou que os bebês entram em relaxamento profundo quando estão no colo, como explicou quais são os fatores que fazem com que isso aconteça.

O segredo, segundo os responsáveis pela pesquisa, é que o batimento cardíaco dos pequenos diminui profunda e automaticamente quando eles são embalados. No entanto, o estudo alerta: não basta pegar a criança no colo, pois a movimentação faz parte do processo.
De acordo com o jornal The Daily Mail, esse é o primeiro estudo que relaciona o ato de embalar um bebê com uma série de alterações no sistema nervoso, motor e cardíaco. Os pesquisadores do RIKEN Brain Science Institute acreditam que o fato da mãe pegar a criança no colo para embalá-la seja um elemento essencial da interação mãe-bebê.
Usando sensores de eletrocardiograma, os cientistas puderam notar que tal interação era responsável por uma diminuição considerável nos batimentos cardíacos dos bebês. A mudança era notada assim que os bebês eram pegos no colo e começavam a ser movimentados.
“A resposta das crianças diminui o fardo da mãe de ter que carregar o bebê e é benéfico para os dois. Entender adequadamente os bebês pode reduzir a frustração dos pais e trazer benefícios. Embora o estudo tenha sido conduzido com mães, acreditamos que o resultado não aconteça apenas com elas e possa se estender aos familiares primários do bebê”, explica Dr. Kumi Kuroda sobre o estudo que foi publicado no periódico Current Biology.
Fonte: TodaEla

0 comentários:

Postar um comentário