quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Milhares de sul-africanos enfrentam fila para visitar corpo de Mandela

Milhares de sul-africanos formam filas para prestar homenagem a Nelson Mandela, nesta quinta-feira, em Pretória. É o segundo dia de visitas ao líder, que faleceu na semana passado aos 95 anos, no prédio da União de Pretória, sede do governo onde Mandela tomou posse como primeiro presidente negro e democrático da África do Sul, em 1994.


O governo sul-africano disse nesta quinta-feira (12) que não pretende divulgar imagens oficiais do funeral, respeitando o desejo dos familiares de Mandela. Uma multidão foi vista logo no início do velório, na quarta, e enfrenta horas de filas e rigosos procedimentos de segurança.
Correspondentes da BBC dizem que milhares pegam a fila pela segunda vez já que não conseguiram entrar a tempo para visitar o ex-presidente na quarta. "Meu coração está partido", diz Anita Bodida, de 35 anos, que chegou às 4h30 (horário local) na fila. "Eu não consigo nem durmir, só penso em Madiba. Ele foi o responsável por unir a África do Sul, brancos, negros e índios", concluiu.
Relatos de visitantes e jornalistas dizem que é possível ver parte do corpo de Mandela por um vidro. Ao final do caixão, é possível ver dois soldados da Marinha, com uniformes brancos apontando espadas ao chão. A fila caminha lentamente. Alguns visitantes aproveitam a visita para fazer uma breve oração.
Ao menos 14 mil pessoas, segundo fontes do governo, visitaram Mandela no primeiro dia do velório. O corpo ainda poderá ser visitado nesta sexta-feira. E a cerimônia do enterro será realizada neste domingo (15), no vilarejo de Qunu, onde o líder passou sua infância. 

0 comentários:

Postar um comentário