sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Rússia e EUA chegam a acordo sobre resolução na ONU para armas químicas sírias

Após semanas de disputas diplomáticas, os EUA e a Rússia afirmaram nesta quinta-feira (26) que chegaram a um acordo sobre um projeto de resolução do Conselho de Segurança da ONU, que tem como objetivo livrar a Síria de suas armas químicas.

AP
Embaixadora dos EUA para ONU, Samantha Power, conversa com Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, na ONU (24/9)

Samantha Power, a embaixadora dos EUA para a ONU, disse no Twitter que um acordo foi alcançado com a Rússia "obrigando legalmente" o regime sírio deBashar al-Assad a entregar seu estoque de armas químicas ao controle internacional.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, também disse que Moscou chegou a um entendimento com Washington sobre uma resolução em relação às armas químicas da Síria.
Mark Lyall Grant, embaixador do Reino Unido para a ONU, acrescentou que o texto será apresentado para os outros 10 membros do Conselho de Segurança durante uma reunião na noite desta quinta-feira.
Os detalhes sobre o acordo ainda são desconhecidos, mas ele é visto como um passo importante para colocar em ação um plano, com o qual a Síria concordou, de entregar o arsenal químico do país para posterior eliminação em meados de 2014 .
Os EUA, apoiados pela França e pelo Reino Unido, pressionavam por uma resolução que contivesse a ameaça de uma ação militar em caso de descumprimento do tratado por parte do regime sírio. A Rússia se opunha a essa menção à ação militar.
Com AP e Reuters

0 comentários:

Postar um comentário