sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Iggy Pop


Iggy Pop, nome artístico de James Newell Osterberg (Muskegon, 21 de abril de 1947), é um músico de rock dos Estados Unidos, além de ator ocasional. Em meados dos anos 60, ele tocou bateria num grupo de garotos da sua escola, The Iguanas. O nome artístico, aliás, surgiu devido o nome da primeira música da banda colegial. 


Em 1969, surgia o The Stooges, com Ron Asheton na guitarra, Scott Asheton na bateria e Dave Alexander no baixo (que foi demitido após o segundo álbum, abrindo vaga para James Williamson, guitarrista, enquanto Ron assumia o baixo), banda que liderou durante cinco anos. Ao fim da banda, Iggy Pop decidiu partir para carreira solo.
Em 1977, recebeu a ajuda de seu amigo David Bowie para produzir seus dois primeiros álbums solo: The Idiot, em março, e Lust for Life, em setembro. O primeiro disco incluiu a música "China Girl", que mais tarde seria um sucesso de Bowie no álbum Let's Dance, de 1983.

Origens

Na infância, Iggy Pop era um garoto tímido e introvertido. Seu pai, James Newell Osterberg, era professor de inglês em uma escola de segundo grau e treinador do time de baseball da escola Fordson (Dearborn, Michigan). Iggy foi criado em um camping para trailers em Ypsilanti, Michigan. Possui ascendência inglesa e irlandesa por parte de pai e norueguesa e dinamarquesa por parte de mãe. Seu pai foi adotado por uma família sueco americana e acabou ficando com o sobrenome Österberg.


Carreira Musical


The Iguanas e The Prime Movers: 1960 até 1967

Iggy começou sua carreira musical como baterista em diversas bandas de escola em Ann Arbor, Michigan. Uma das bandas era chamada "The Iguanas", foi de onde tirou parte de seu nome artístico "Iggy". Depois de tocar em bandas locais de blues como The Prime Movers (com os irmãos Dan e Michael Erlewine), ele entrou para a Universidade de Michigan e se mudou para Chicago para aprender mais sobre Blues. Durante sua estadia na cidade, tocou bateria como free lancer para diversas bandas locais com a ajuda de Sam Lay (na época baterista da Paul Butterfield Band) que compartilhou suas amizades com Iggy.


The Stooges: 1968 até 1975


Inspirado pelos shows de blues que presenciou durante sua visita à Chicago e por bandas como The Sonics, MC5 e The Doors, ele formou a banda The Stooges, que tinha como integrantes Iggy nos vocais, Dave Alexander no baixo e os irmãos Ron Asheton na guitarra e Scott Asheton na bateria.
A principal influência para as performances de Iggy Pop no palco surgiu quando ele presenciou um show do The Doors em 1967 na Universidade de Michigan e ficou atônito com as palhaçadas e o antagonismo do cantor Jim Morrison. O comportamento extremo de Morrison no palco inspirou o jovem Iggy à ir além dos limites enquanto tocava. Iggy Pop é creditado como sendo o criador ou popularizador do stage dive, ato que fez pela primeira vez durante um show em Detroit. Seu comportamento no palco ainda incluía rolar sobre cacos de vidro, baixar as calças para o público e esfregar pedaços de carne ou manteiga de amendoim no peito.
Em 1968, um ano antes de lançar seu primeiro álbum, a banda assinou um contrato com a Elektra Records ao mesmo tempo que sua banda irmã MC5 fazia uma parceria com a gravadora. A banda de maior sucesso da gravadora na época era justamente o The Doors. Antes de assinar o contrato, Iggy fez um telefonema para Moe Howard (integrante do grupo de comédia televisiva Three Stooges) para perguntar se teria algum problema dele chamar sua banda de "The Stooges", Moe respondeu simplesmente "I don't care what they call themselves, as long as they're not the Three Stooges!" (traduzido livremente como: "Não me importa como eles se chamam, desde que não sejam os Três Patetas!") e desligou o telefone.
O primeiro disco da banda chamado "The Stooges" de 1969, foi produzido por John Cale do Velvet Underground e tinha na capa a identificação de Iggy como "Iggy Stooge". Segundo algumas fontes, metade das músicas do álbum foram compostas na noite anterior às sessões de gravação. O disco teve vendas pobres e quase nenhum sucesso comercial.
Em 1970, a banda lançou seu segundo disco, "Fun House", seguindo o mesmo marasmo comercial do primeiro disco, contava com mais um integrante, Steve Mackay tocando saxofone em algumas faixas como "1970", "Funhouse" e "L.A. Blues". Pouco tempo depois a banda se separou devido ao vício de Iggy em heroína.
Em 1971, Iggy conheceu David Bowie no clube Max's Kansas City em Nova York. Sua carreira ganhou um impulso a partir de seu relacionamento com Bowie, que levou Iggy e Lou Reed para Londres no ano seguinte (1972), com a pretensão de lançar carreiras solo dos dois pelo seu selo Mainman.
Após a contratação de James Williamson como guitarrista, eles saíram atrás de baixista e baterista, após não ficarem satisfeitos com nenhum músico durante inúmeras audições, Iggy e Bowie decidiram reunir os Stooges chamando os irmãos Asheton para Londres. Dave Alexander nessa época estava afundado no alcoolismo, o qual acabou o levando à morte em 1975.
Ron Asheton contrariado assumiu o baixo e deixou a guitarra para James Williamson. As gravações geraram o disco "Raw Power". Depois de seu lançamento, Scott Thurston foi adicionado à banda tocando teclado, e Bowie continuou com o suporte à banda, mas os problemas de Iggy com as drogas persistiram. O último show do Stooges acabou em uma briga entre a banda e um grupo de motoqueiros, documentado no álbum "Metallic K.O.". O abuso de drogas acabou paralisando novamente a carreira de Iggy por mais alguns anos.

Bowie e Berlin: 1976 até 1978


Depois da segunda separação do Stooges, Iggy fez algumas gravações com James Williamson, mas o lançamento dessas gravações foi feito somente em 1977 no álbum "Kill City"(creditado à Iggy Pop & James Williamson). Iggy não conseguia largar as drogas, chegou a se internar em um manicômio para tentar uma reabilitação. David Bowie foi um de seus visitantes, e continuou a ajudar seu amigo e colaborador, inclusive existem rumores de que Bowie contrabandeava cocaína para entregar à Iggy.  Em 1976, Iggy acompanhou Bowie na turnê de "Station to Station". Esta foi a primeira exposição de Iggy a uma turnê profissional em grande escala, ele ficou impressionado, particularmente com a quantidade de trabalho de Bowie.
Os dois se mudaram para Berlin para se livrar dos vícios. Iggy Pop assinou um contrato com a RCA Records e Bowie ajudou a escrever e produzir os álbuns "The Idiot" e "Lust for Life" durante o ano de 1977. Os dois mais aclamados discos solo da carreira de Iggy, o último com outro time de irmãos, Hunt e Tony Sales, filhos do comediante Soupy Sales. Dentre as músicas que Bowie escreveu com Iggy estão "China girl", "Tonight" e "Sister midnight" (que foi gravada em seu álbum "Lodger" com letras diferentes sob o nome "Red money"). Nos shows David Bowie tocava teclado ao lado de Iggy Pop, algumas gravações podem ser ouvidas no disco "TV Eye" de 1978. Como troca, Iggy contribuiu fazendo backing vocal no disco "Low" de David Bowie.

Anos na Arista Records: 1979 até 1981


Insatisfeito com a RCA, admitindo inclusive que o disco ao vivo "TV Eye" foi uma maneira rápida de se livrar do contrato de três discos, Iggy mudou para a Arista Records. Por esse selo ele lançou "New Values" em 1979. Esse álbum era algo como uma nova reunião do Stooges, contando com a produção de James Williamson e Scott Thurston tocando guitarra e teclado. Apesar de venerado pelos fãs, este álbum que conta com duas músicas com algum reconhecimento ("Five foot one" e "I'm Bored") não teve muito sucesso comercial.
O disco ficou mais famoso na Austrália e Nova Zelândia, o que levou Iggy à fazer sua primeira visita à Oceania. Enquanto estava em Melbourne, fez uma aparição memorável no programa de tv "Countdown". Durante sua performance anárquica de "I'm bored", Iggy não fez a mínima questão de fingir que estava dublando uma gravação e até mesmo tentou agarrar garotas adolescentes na platéia. Essa sua apresentação lhe rendeu uma ótima popularidade com os punks australianos, e desde então suas turnês sempre passam pela Austrália.
Durante as gravações de "Soldier" (1980), Iggy e James Williamson brigaram, James foi demitido aparentemente porque queria um tipo de som parecido com o que Phil Spector fazia em suas produções. Bowie aparece no disco fazendo backing vocals na música "Play it Safe". Esse disco e seu sucessor "Party" de 1981 foram fracassos comerciais, e Iggy foi largado pela Arista. Seu vício com as drogas havia diminuído, mas ainda persistia.

Fonte: Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário