segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Furacão Ingrid e tempestade Manuel provocam 12 mortes no México

Enchentes e deslizamentos provocados pelo furacão Ingrid e pela tempestade tropical Manuel deixaram ao menos 12 mortos no México, e provocaram o esvaziamento de milhares de casas mesmo antes dos sistemas atingirem o solo das costas leste e oeste do país.

AP
Cidade de Acapulco, no México, é atingida pelos reflexos da tempestade Manuel


No Estado de Guerrero, as chuvas causadas pela tempestade Manuel resultaram na morte de seis pessoas quando uma caminhonete perdeu o controle em uma rodovia em direção ao ponto turístico de Acapulco. Outras cinco morreram em deslizamentos nos Estados de Guerrero e Puebla, enquanto a queda de uma barreira matou outra pessoa em Acapulco.
O Centro Nacional de Furacões dos EUA em Miami disse que o Ingrid, segundo furacão da temporada no Atlântico, poderia alcançar o solo mexicano na manhã de segunda-feira, após unir forças com as águas quentes do Golfo do México, com ventos de até 140 km/h.
Manuel, com ventos máximos de 120 km/h, estava a cerca de 120 quilômetros da costa do Pacífico perto da cidade portuária de Lázaro Cardenas neste domingo. A tempestade deve chegar ao solo mexicano dentro de algumas horas.
O governo mexicano fez um alerta de furacão na noite de sábado para a costa do Pacífico de Lázaro Cardenas a Manzanillo. 
Em Tamaulipas, Estado do norte, onde o furacão Ingrid é esperado, o governo disse em comunicado que as festividades do dia da independência, comemorado neste domingo, estavam canceladas em Tampico, Madero e Altamiro. 
Autoridades no Estado de Veracruz começaram a esvaziar casas na costa na noite de sexta-feira, e autoridades de proteção civil disseram que mais de 5,3 mil pessoas estavam sendo transferidas para locais mais seguros. Dessas, cerca de 3,5 mil estavam abrigadas em abrigos, enquanto o restante ficou na casa de familiares e amigos. 
Com AP

0 comentários:

Postar um comentário