segunda-feira, 18 de junho de 2012

Obama chega para Cúpula do G20, no México

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou neste domingo a Los Cabos (México) para participar da cúpula do Grupo dos Vinte (G20, que reúne as economias ricas e as principais emergentes), onde abordará com os líderes europeus a crise na zona do euro e terá reuniões bilaterais com seus colegas mexicano, russo e chinês.


Reuters
Obama desembarca em Los Cabos para reunião do G20 no México

O avião presidencial, o Air Force One, aterrissou em Los Cabos por volta das 21h30 (horário local, 0h30 de segunda-feira em Brasília) procedente de Chicago, onde Obama participou no sábado do casamento da filha de uma de seus principais assessoras, Valerie Jarrett.
Antes de partir para o México, o presidente comemorou em Chicago o Dia dos Pais junto com sua mulher, Michelle, e suas filhas, e também aproveitou para jogar golfe, um de seus hobbies favoritos.
Segurança jurídica
O chefe do Executivo espanhol, Mariano Rajoy, disse esperar que o G20 lance uma mensagem "nítida e clara" em defesa da segurança jurídica e em apoio dos investimentos de um país em outro, uma referência, sem citar, à desapropriação argentina das ações da Repsol na YPF.
Rajoy participa na terça-feira de sua primeira cúpula do G20, em Los Cabos (México), e vai encontrar pela primeira vez com a presidente argentina, Cristina Kirchner, embora não esteja previsto que mantenham encontro bilateral algum, segundo informaram fontes do Governo espanhol.
Em declarações à imprensa logo após aterrissar no México, Rajoy disse confiar que o G20 faça uma aposta pelo crescimento e que, ao mesmo tempo, defenda a segurança jurídica dos investimentos. Segundo sua opinião, essa segurança é fundamental para o crescimento econômico e também para a transferência de tecnologia.

0 comentários:

Postar um comentário