Ela é um problema tão comum – principalmente entre as mulheres – que algumas empresas de produtos lácteos investem pesado em um tipo de marketing de produtos direcionados especificamente para isso. A prisão de ventre é uma vilã do bem-estar humano e, sobretudo feminino, e precisa ser tratada com os devidos cuidados.
A Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), em parceria com a Danone Research, desenvolveu um estudo denominado SIM Brasil (Saúde Intestinal da Mulher). Observando 3.500 mulheres, o estudo fez algumas constatações a respeito do tema. Em primeiro lugar, aparentemente nosso estado emocional tem, sim, uma grande influência no funcionamento de nosso sistema digestivo como um todo, inclusive do intestino. Distúrbios como o estresse e a ansiedade, por exemplo, diminuem o ritmo dos movimentos peristálticos, responsáveis pelo esvaziamento do intestino.
Os hormônios femininos também prejudicam o funcionamento do intestino, de acordo com o estudo, diminuindo os movimentos do tubo digestivo durante o período menstrual, o que torna tão difícil a ida ao banheiro quando a mulher está menstruada.
A pesquisa também afirma que é importante condicionar o organismo a ir ao banheiro, independente de estar fora de casa ou ocupada demais com o trabalho. Por fim, os hábitos alimentares e a falta de atividade física também são apontados como responsáveis por problemas no funcionamento desse órgão.
Receitas contra a constipação
1 – Suco de efeito laxante
Ingredientes: meio mamão papaia sem casca ou sementes, quatro ameixas pretas sem caroço, 200ml de suco de laranja e 20g de semente de linhaça triturada.
Modo de fazer: bata o mamão, as ameixas e o suco de laranja no liquidificador; por fim, acrescente a linhaça e misture bem.
Este suco deve ser consumido pela manhã, em jejum.
2 – Vitamina
Ingredientes: um mamão papaia sem casca ou sementes, suco de duas laranjas, uma colher de semente de linhaça e uma colher de sopa de açúcar.
Modo de fazer: bata todos os ingredientes no liquidificador e tome um copo da vitamina todas as manhãs.
3 – Papinha de ameixa
Ingredientes: cinco ameixas secas, meia xícara de chá de água e três colheres de chá de mel.
Modo de fazer: deixe as cinco ameixas de molho na água por cerca de três horas; em seguida, retire as sementes das ameixas e amasse-as com um garfo, colocando-as de volta na água e acrescentando o mel; misture bem e consuma três colheres de sopa por dia.
4 – Receita contra a prisão de ventre do bebê
A aveia pode ser misturada ao leite do bebê, para que seu intestino trabalhe melhor. Se o bebê ainda mama, a mãe pode optar pela aveia em flocos finos, misturando-a à mamadeira e, se o bebê já consome alimentos mais sólidos, o mingau de aveia em flocos é uma boa opção.
O que devo incluir na alimentação?
Quem sofre constantemente com a prisão de ventre pode incluir alguns itens na alimentação diária, para que o organismo passe a funcionar melhor. Alguns alimentos são fundamentais no tratamento do problema, são eles:
Frutas como mamão papaia, laranja, acerola, ameixa preta, pêssego, abacaxi, kiwi, manga, tangerina, abacate, pera e melancia, entre outras.
Cereais integrais como arroz, linhaça, aveia e granola.
Leguminosas como a abóbora e o chuchu.
Verduras como espinafre, couve e brócolis.
Se a prisão de ventre for um problema recorrente, procure um médico gastroenterologista o quanto antes. Cuide de sua saúde.
Fonte: Dicas de Mulher
0 comentários:
Postar um comentário