quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Prática de yoga favorece o sistema imunológico


Já é comprovado que a prática da yoga traz diversos benefícios à saúde física e mental. Entretanto, ainda não havia uma explicação comprovadamente biológica para explicar esses efeitos, mas agora há. Segundo uma nova pesquisa da Universidade de Oslo, as práticas de yoga têm um impacto quase imediato sobre a expressão gênica, mais especificamente nas células do sistema imunológico.

Em pesquisas anteriores, é possível observar os efeitos benéficos da yoga para reduzir o stress, melhorar a saúde óssea, diminuir dores nas costas, aliviar a depressão, além de minimizar os fatores de risco para doenças cardíacas. No entanto, os meios pelos quais estes efeitos positivos aconteciam ainda eram mal compreendidos.
Já neste estudo norueguês, o mistério foi esclarecido com as evidências genéticas do impacto da yoga sobre o sistema imunológico. Para isso, os pesquisadores examinaram 10 participantes que realizaram um retiro de yoga de uma semana, onde eles fizeram meditação, posturas de yoga e exercícios de respiração. Foram realizados exames de sangue nos participantes antes e depois das sessões de quatro horas de yoga.
Os resultados mostraram que a prática mudou a expressão de 111 genes em células circulantes do sistema imunológico. Para ter uma comparação, terapias de música e caminhadas relaxantes alteraram a expressão de apenas 38 genes.
"Há rápidas e significativas mudanças de expressão gênica durante um programa de yoga abrangente. Estes dados indicam que os efeitos anteriormente relatados sobre a prática têm um componente integrante fisiológico ao nível molecular, o qual é iniciado de imediato durante os exercícios e pode formar a base para os efeitos estáveis a longo prazo", explica a equipe de pesquisa.
Então, que tal aproveitar todos os benefícios dessa prática? Mesmo que você não tenha acesso ou condição para fazer aulas de yoga, é possível realizar alguns movimentos em casa mesmo. Confira neste link alguns deles.
Fonte: TodaEla

0 comentários:

Postar um comentário