quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

arqueólogos encontram "cozinha" de 300 mil anos em Israel

Embora existam evidências de que os hominídeos faziam uso do fogo há cerca de um milhão de anos, ninguém sabe dizer ao certo quando é que os nossos ancestrais começaram a preparar suas refeições em um local específico para isso. No entanto, de acordo com o site Gizmodo, uma importante descoberta feita por arqueólogos em Israel pode ajudar a esclarecer esse mistério.

Segundo a publicação, os pesquisadores descobriram em uma caverna conhecida como Qesem — localizada próximo a Tel Aviv — os vestígios de uma antiga “cozinha”. Calma, os cientistas não encontraram cadeiras, talheres e um fogão! Na verdade, através da espectroscopia de infravermelho, os arqueólogos identificaram uma grossa camada de cinzas acumulada no chão da caverna, da qual uma pequena amostra foi levada para análise em laboratório.
A amostra foi fatiada em finíssimas lâminas, e a análise desse material revelou microestratos compostos por camadas e mais camadas de cinzas. A partir dessa informação, os arqueólogos concluíram que o local foi utilizado inúmeras vezes para a preparação do fogo, ou seja, que naquele sítio existiu uma “cozinha”. Mais que isso, a descoberta revelou que os hominídeos que habitaram a caverna já seguiam alguns rituais domésticos há 300 mil anos.

Lar de pedra

Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo
A descoberta da cozinha é de extrema importância, pois há décadas os arqueólogos tentam identificar qual foi o exato momento no qual os humanos que viveram durante o neolítico — ou “Idade da Pedra” — evoluíram dando lugar aos humanos modernos. Portanto, assim como a fabricação de ferramentas foi um importante marco na história da evolução humana, a descoberta de lares com espaços domésticos definidos também é.
Conforme explicaram os arqueólogos, a identificação da cozinha representa um importante marco no desenvolvimento da cultura humana, pois determina quando os nossos ancestrais começaram a utilizar o fogo com frequência para preparar refeições ou como ponto de encontro para a socialização do grupo. A descoberta também revela qual era o — surpreendente — grau de desenvolvimento social e cognitivo apresentado pelos humanos há 300 mil anos.
***
A caverna de Qesem foi descoberta em 2010 e, desde então, vem sendo escavada por arqueólogos. Além da cozinha, já foram encontrados dentes, ferramentas e até mesmo “bifes” de carne fossilizados, e a datação dos artefatos apontou que o local era ocupado por antigos hominídeos, espécies que eventualmente evoluíram dando origem aos humanos modernos.
Fonte: MegaCurioso

0 comentários:

Postar um comentário