quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

O pensar gordo também afeta nossas relações pessoais



Refletindo em como funcionam as pessoas com sobrepeso/obesidade, vejo a relação entre o peso e os relacionamentos que se estabelecem de uma forma bem clara. Se puder escolher entre um pequeno brigadeiro ou um grande, é este mesmo que irá optar em comer.


Não precisamos ir muito longe para observarmos em como esses comportamentos se dão quando algumas pessoas ao entrarem a uma loja para comprar um sapato, experimentam um preto que seria o que está precisando no momento, mas acabam comprando vários outros modelos diferentes, e se percebem saindo da loja com quatro sacolas de sapatos, pois não só comprou só o par de sapatos que precisava, mas precisou se sentir satisfeito, se empanturrado de alimentos emocionais que os sapatos representavam naquele momento.o pensar gordo tambem afeta nossas relacoes pessoais O pensar gordo também afeta nossas relações pessoais


Penso na relação do pensar gordo nesse aspecto, do desejar mais, querer que o outro seja o maior dos amigos, o melhor, o mais compreensivo, o mais presente, para justamente compartilhar a forma de ver e vivenciar as situações do dia a dia, o pensamento mágico de que tudo vai melhorar, se o outro os preencher.

E a comida, não é essa a função que ela exerce nas pessoas que comem demais? A necessidade de ingerirem uma grande porção de comida para sentirem-se satisfeitos? A comida que entra como substituto do afeto, do toque, do beijo, da atenção? É importante parar para refletir no como nos relacionamos com as pessoas, se não estamos exigindo comportamentos que ultrapassam a linha do que seria o normal para que duas pessoas possam conviver em harmonia sem sentirem-se lesados pela demanda do parceiro, do amigo, da família.

Vale parar e refletir no como estabelecemos nossos vínculos, pois sempre há tempo de mudar nossos posicionamentos e buscar nos alimentar de outras formas que nos daria prazer, sem grudar em somente a algumas pessoas, podendo ampliar nossa rede de contato e principalmente de situações que também nos traz prazer em nossas vidas.


0 comentários:

Postar um comentário