quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Papa pode mudar regras do conclave que elegerá seu sucessor


O papa Bento 16 pode promulgar uma nova lei que regerá o próximo conclave , no qual será eleito seu sucessor, informou nesta quarta-feira (20) o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano. Bento 16 surpreendeu a Igreja Católica e o mundo no dia 11 de fevereiro ao anunciar sua renúncia , a primeira de um papa em cerca de seis séculos. 


Ele, que se tornou papa em 2005, deu como justificativa para sua decisão a idade avançada e a falta de vigor físico.

Segundo Lombardi, ainda não ficou claro se a nova lei, que ainda está em estudo, abordaria a questão da data do conclave, que acontecerá após a renúncia oficial de Bento 16 no dia 28 de fevereiro. Ele afirmou que as novas normas terão alguns "esclarecimentos" sobre certos pontos. Mas dado o conflito de interesses cercando o dia do início da eleição do novo papa, é provável que a questão esteja presente.



A atual lei diz que os cardeais devem aguardar 15 dias depois que o trono de São Pedro ficar vago para dar início ao conclave, permitindo dessa forma que todos os cardeais elegíveis consigam chegar a Roma. Caso isso ocorresse, o dia 15 de março marcaria o início dos trabalhos.


Essa espera, entretanto, se faz necessária em respeito ao período de luto do papa anterior, o que não ocorrerá dessa vez, uma vez que se trata de renúncia e não morte. Desta vez, os cardeais já têm conhecimento de que o papado de Bento 16 chegará ao fim em 28 de fevereiro, e, portanto, possuem tempo suficiente para comparecer a Roma.

Alguns canonistas e estudiosos do direito da Igreja afirmaram que as regras atuais possuem margem de manobra para o não cumprimento dos 15 dias de espera, uma vez que a maioria, se não todos os cardeais, estará em Roma para a audiência final de Bento 16 no dia 27 de fevereiro e para o último encontro do papa com cardeais no dia 28.

"O documento diz que os cardeais presentes em Roma devem esperar 15 dias pela chegada dos outros", disse Ambrogio Piazzoni, o vice-chefe da biblioteca do Vaticano. "Isso pode significar que se todos os cardeais chegarem antes dos 15 dias não há motivo para a espera. A frase 'devem esperar' não diz que o conclave não pode ser iniciado antes de 15 dias."

Entretanto, o principal especialista em direito canônico dos EUA Edward Peters, assessor da Suprema Corte do Vaticano, acolheu a ideia de que o próprio papa intervenha na questão. "É óbvio que adiantar a data do conclave seria melhor, mas fazê-lo expressaria nada menos que a autoridade papal levanta sérios problemas canônicos e até eclesiásticos", disse.

A data do início do conclave é importante, porque a Semana Santa começa no dia 24 de março, com a Missa do Domingo de Ramos, seguida pela Páscoa, em 31 de março. Para ter um novo papa a tempo do período litúrgico mais solene do calendário da Igreja, ele teria que ser empossado em 17 de março, por causa da forte tradição de realizar a missa de entronação em um domingo. Dado o prazo apertado, as especulações dão conta de que a votação teria início por volta do dia 10 de março.

Com AP

Fonte: Último Segundo


0 comentários:

Postar um comentário