quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Fundação de Bill Gates financia desenvolvimento de vacinas sem agulhas

De acordo com o site medGadget, pesquisadores do King’s College de Londres — financiados pela Bill & Melinda Gates Foundation — desenvolveram um novo tipo de vacina “seca” que dispensa o uso das dolorosas agulhas. Os cientistas criaram um pequeno disco feito de açúcar que conta com uma série de microagulhinhas que perfuram ligeiramente a pele.

Segundo a publicação, uma vez que as microagulhas de açúcar são inseridas na pele, o medicamento contido nelas — em uma versão modificada e não líquida — começa a se dissolver. Durante os experimentos, realizados com uma substância em testes para tratar pacientes com HIV, os pesquisadores observaram que a nova vacina provocou uma resposta imunológica equivalente àquela das vacinas convencionais.

Medicamento seco

Fundação de Bill Gates financia desenvolvimento de vacinas sem agulhas 

Para que se mantenham estáveis, muitas das vacinas convencionais (líquidas) precisam ser mantidas em baixíssimas temperaturas. Isso dificulta bastante o processo de transporte, distribuição e armazenamento dos medicamentos. Entretanto, além de ser muito menos invasivo e doloroso do que as injeções convencionais, uma das principais inovações do novo método é que os medicamentos podem ser mantidos em temperatura ambiente.

A possibilidade de poder armazenar as vacinas sem a necessidade de refrigeração pode, potencialmente, resultar em um enorme corte nos custos de fabricação e transporte desses medicamentos. Além disso, ao dispensar o uso de agulhas, também ocorreria uma redução drástica no risco de transmissão de doenças através de seringas contaminadas.


0 comentários:

Postar um comentário