sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Lula receberá homenagem de ONG em NY

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será homenageado pela ONG International Crisis Group (ICG) com o prêmio In Pursuit of Peace (Em Busca da Paz) em um jantar em Nova York no dia 22 de abril. O ICG, que tem entre seus membros o megainvestidor global George Soros, também vai homenagear o presidente de Mianmar, U Thein Sein.



Segundo a página da ONG na internet, Lula será premiado pelos programas sociais que tiraram milhões de brasileiros da miséria mas também pela política externa praticada em seus oito anos de mandato.

De acordo com o ICG, o governo Lula tirou o Brasil de décadas de isolamento internacional ao atuar pela redução da fome na África, liderar as forças de paz no Haiti e ajudar na solução de conflitos internos em países vizinhos. O principal foco da ONG é a solução de conflitos armados em todo o planeta.

No rol de homenageados em edições anteriores estão os ex-presidentes norte-americanos Bill Clinton e George W. Bush e o cantor Bono Vox, da banda irlandesa U2.

Antes de receber o prêmio em Nova York, Lula vai à Inglaterra onde participará da abertura da exposição Genesis, do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, no Museu de História Natural de Londres.

Além disso o ex-presidente deve ir à África no mês que vem apesar de a FAO (organismo de combate à fome da ONU) ter adiado para o meio do ano o seminário sobre a fome no continente marcado para março.

A agenda internacional de Lula deve dificultar a participação do ex-presidente na série de seminários temáticos sobre os 10 anos do PT no governo federal.


0 comentários:

Postar um comentário