quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Chávez faz tratamentos complementares 'duros e complexos', diz vice

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez , passa por tratamentos "extremamente complexos e duros" após a cirurgia para a retirada de um câncer, disse o vice-presidente do país, Nicolás Maduro. Essa foi a primeira vez que o governo descreveu nesses termos o tratamento de Chávez após sua mais recente operação . 



O governo não deu detalhes sobre o tipo de tratamento ao qual Chávez está sendo submetido em Havana mais de dois meses após sua quarta operação desde meados de 2011, depois da descoberta de uma terceira recorrência de câncer .

"Todos vocês sabem que passamos por momentos extremamente complexos em dezembro, vocês se lembram, e em janeiro. Depois, todo o ciclo pós-operatório foi concluído. E hoje nosso comandante está recebendo tratamentos complementares, como dissemos, extremamente complexos e duros", afirmou Maduro em transmissão em cadeia nacional.

"Ele está levando, vamos dizer, assimilando, como ele mesmo diria, o espírito da batalha, mas os tratamentos são complexos... isso deve em algum ponto começar a fechar o ciclo de tratamento de sua doença", afirmou Maduro. "Nós passamos para ele toda essa força e todo amor do povo venezuelano."

Maduro fez o pronunciamento depois de ter voltado na quarta de uma viagem a Cuba, onde Chávez continua a receber cuidados médicos. Maduro disse que tivera uma reunião com os médicos e parentes do presidente. Segundo ele, o irmão mais velho de Chávez, Adan, também retornou de Cuba para Venezuela na quarta-feira.

Chávez não é visto publicamente desde o dia 10 de dezembro, quando viajou para Havana para realizar a cirurgia.

Venezuelanos que apoiam o governo ou a oposição têm especulado sobre a condição de saúde do líder socialista, uma vez que o governo dá informações vagas o  estado de Chávez.

Nas últimas semanas, as autoridades do governo se mostraram esperançosas pelo retorno de Chávez à Venezuela. Nos seus últimos comentários, entretanto, Maduro não fez nenhuma menção à volta do presidente.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse em 22 de janeiro que Chávez estava "fazendo uma terapia física" para que pudesse retornar à Venezuela. Morales também afirmou na ocasião que ele esperava ver seu amigo e aliado participando em breve de "eventos internacionais".

O ministro da Informação Ernesto Villegas disse em 26 de janeiro que durante a cirurgia uma "lesão maligna" foi removida de Chávez e que sua recuperação era favorável. Villegas falou que Chávez havia começado um "tratamento médico sistêmico para sua doença".

Com AP


Fonte: Último Segundo

0 comentários:

Postar um comentário