Se você estava acostumada a rotular todo carboidrato como alimentos que engordam, vai adorar esta notícia. A batata doce, antes limitada às festas juninas, vem ganhando cada vez mais espaço e importância no cardápio das pessoas, sobretudo daquelas que praticam esportes e querem emagrecer.
Tudo isso começou depois de uma pesquisa realizada pelo College of Agriculture and Life Scienses, nos Estados Unidos, que identificou que a batata-doce pode ajudar no processo de emagrecimento. Graças ao seu baixo índice glicêmico, também conhecido como IG, o alimento é digerido mais lentamente, aumentando a sensação de saciedade e combatendo a obesidade. Além disso, ela libera glicose de forma gradual evitando seu armazenamento no corpo que se transformaria em gordura.
Depois disso, a batata-doce passou a ser considerada a queridinha dos atletas, considerada como a fonte de carboidrato ideal e deixando os outros tubérculos para trás quando se compara seus níveis de nutrientes.
Para se ter uma ideia, a batata-doce possui 5 vezes mais cálcio, o dobro de fibras e mais potássio que a batata-inglesa. Quando comparada à mandioca, a batata-doce ganha em quantidade de fibras, cálcio, proteína, fósforo e potássio, que estimulam o intestino, auxiliando no controle do diabetes e do colesterol e ajudando a emagrecer.
Enquanto os alimentos com alto índice glicêmico estimulam o aumento de açúcar no sangue, forçando o pâncreas a trabalhar em dobro afim de produzir insulina, substância responsável por levar o açúcar para dentro das células, a batata-doce, que possui baixo índice glicêmico, faz com que o açúcar seja absorvido na medida exata, fornecendo ao corpo energia de forma equilibrada, sem provocar picos de glicose, evitando a produção de grandes doses de insulina e aumentando a disposição para a prática de atividades físicas.
Na dieta, o que explica o sucesso é o fato de que, apesar de ser um carboidrato, a batata-doce se comporta como uma fibra insolúvel que resiste às enzimas do intestino. Esse amido também combate o colesterol LDL e os triglicérides, contribuindo com a prevenção de doenças cardiovasculares.
E os benefícios não param por aí. A batata-doce também possui as vitaminas A e B, essenciais para a saúde dos olhos e da pele, magnésio, ativador de várias enzimas, cálcio, que atua diretamente nos ossos, fósforo que aumenta disposição, potássio que mantém a pressão arterial sob controle, além de betacaroteno, antocianina e vitaminas C e D, que ajudam a prevenir o câncer e combatem o envelhecimento celular.
No Brasil, existem quatro tipos: a batata-branca, a amarela, a roxa e a avermelhada. Elas são encontrados em vários formatos como arredondadas, compridas e afuniladas e podem dar um toque especial e saudável tanto para pratos doces quanto para salgados, podendo substituir a batata-inglesa em receitas como sopas, saladas, purês, entre outros, dependendo da sua criatividade.
Fonte: Dicas de Mulher
0 comentários:
Postar um comentário