quarta-feira, 7 de maio de 2014

Penélope


Penélope foi uma banda brasileira de rock, com origem na cidade de Salvador-BA.\Em 1995, em Salvador, a vocalista Érika Martins juntou-se à amiga Pricilla Lollata com a idéia de montar uma banda de meninas com cara de menina. 



Assim nasceu a Penélope Charmosa, bando com nome inspirado em uma personagem de desenho animado. A fim de dar uma pitada feminina e romântica à postura do rock que consideravam masculinizada, agregaram Constança Scofield (flauta e teclados) e Josane Noronha (violão), que formavam a Lucy (antiga banda acústica) e também convidaram o baterista Mário Jorge, ex-Úteros em Fúria (banda de rock de Salvador, entre 1992 e 1994) e Jandira Fernandes (baixo).


A primeira gravação feita foi "Pink Ploc", gravada e mixada por André Rossi e sob direção artística de Cezar Vieira e Luisão. Logo depois, a Penélope teve sua formação alterada, com a entrada de Eneida Gonzaga no baixo e Luisão, na guitarra. Depois de participar de diversos pequenos festivais, o grupo teve seu primeiro grande momento no Festival Abril Pro Rock, em 1997, sendo contratado pela Sony Music pouco depois. Érika Nande, ex-Rabo de Saia, assumiu o baixo, apenas um mês antes da gravação do primeiro disco. "Mi Casa, Su Casa" foi gravado em três meses, no Rio, produzido por Tom Capone e Antoine Midani, que incluíram, inclusive, um arranjo de cordas de Eumir Deodato, em "O Ponto".

O primeiro sucesso da banda foi "Holiday". Para evitar problemas judiciais com a empresa Hanna-Barbera, que produz o desenho animado Penélope Charmosa e não autorizou a utilização do nome, em 1999 a banda passou a se chamar apenas Penélope.

A banda ganhou o festival Abril Pro Rock no ano de 1997. Os dois primeiros discos foram lançados pela gravadora Sony Music do Brasil. Em 2003,a banda lançou o seu terceiro e último disco pela gravadora Som Livre, já com a baixista Fifi no lugar de Érika Nande.
A banda anunciou sua separação no início de 2004.
Érika Martins segue agora como cantora independente. Participou da música "Educação Sentimental II", no álbum 80 do Biquíni Cavadão.

Fonte: Wikipédia

0 comentários:

Postar um comentário