segunda-feira, 12 de maio de 2014

Como cuidar do seu fogão

Para as mulheres que adoram conquistar pessoas pelo estômago, preparando receitas deliciosas e experimentando truques novos, a cozinha é o lugar preferido da casa. Por sua vez, para aquelas que têm calafrios só de pensar em cozinhar e preferem a facilidade da comida congelada, ela é a representação do terror doméstico.


Louça que se acumula na pia, geladeira que pede limpeza ao menos uma vez a cada semana, e, claro, o fogão que, por mais que nos esforcemos por manter limpo e higienizado, sempre acumula gordura e sujeira, tornando-se o local ideal para a proliferação de bactérias. Mas há maneiras de evitar que isso aconteça e manter o fogão como novo por mais tempo. Siga nossas dicas para ter sempre um fogão que pareça recém-saído da caixa.

como cuidar do fogao Como cuidar do seu fogão

1 – Após cozinhar

Imediatamente após utilizar o fogão no preparo das refeições – para evitar que a sujeira seque e se torne mais difícil de remover, passe uma esponja com água e sabão, secando em seguida com um pano. Caso a gordura esteja grudada, use uma mistura de bicarbonato de sódio com um pouco de vinagre de maçã para retirá-la por completo.



2 – Cuidados com os bicos

Uma vez a cada dois ou três dias, retire as partes de metal que compõem os “bicos” do fogão, fervendo-os em uma mistura de água, sal, vinagre e sabão em pó, esfregando-os bem assim que estiverem frios.

3 – Como tirar a sujeira dos botões

Uma vez por semana, pelo menos, convém retirar todos os botões para limpar a sujeira e a gordura que se acumulam em torno deles. Para isso, use o lado macio de uma esponja de cozinha, com um pouco de água e sabão neutro.

4 – Use um produto desengordurante

Para dar brilho e deixar o fogão com aparência de novo, use um desengordurante na parte de cima, onde ficam as bocas. Aplique o produto e deixe agir por alguns minutos. Em seguida, remova-o com a ajuda de uma esponja ou de um pano macio ligeiramente úmidos.

5 – Encarando o temido forno

O forno é a parte mais complicada para se limpar. Para facilitar a tarefa, algumas dicas podem ser muito úteis. Com o forno frio, coloque em seu interior um pires contendo um pouco de amônia, deixando-o ali por um intervalo de algumas horas. O vapor da substância fará com que a gordura mais grossa se solte.


Outra maneira eficiente de “desgrudar” a sujeira é ligar o forno e deixá-lo aquecer brevemente, antes de começar a limpeza.

Após os procedimentos pré-limpeza, esfregue o interior do forno com uma esponja de lavar louças já usada. Não utilize esponjas de aço, facas ou quaisquer objetos pontiagudos para arrancar a sujeira, já que eles danificam o revestimento do forno, riscando-o.

Caso algo tenha sido derrubado nas chapas internas durante o preparo de algum alimento, espalhe sal na superfície do forno e, em seguida, proceda com a limpeza normal.

Para finalizar a limpeza, utilize um pano úmido.

6 – Outras dicas

Evite o uso de produtos que contenham soda cáustica em sua composição. Não utilize palha de aço em quaisquer das superfícies do fogão. Cuidando da maneira correta, ele permanecerá com a aparência de novo por muito mais tempo, deixando sua cozinha mais bonita e agradável para receber quem você gosta.



0 comentários:

Postar um comentário